27/05/2011 - Propriedades Macroscópicas em Dusty Plasma e Energia Coesiva - Prof. Sérgio Apolinário (DF-UFPE)

PDF Imprimir E-mail
Dusty plasma tem nos oferecido um sistema único onde a influência da interação entre partículas em suas propriedades estáticas e dinâmicas podem ser facilmente observadas experimentalmente. Um dos típicos fenômenos encontrados é a formação de cristais macroscópicos com alto ordenamento, os quais podem ser observados em equipamentos padrões de dusty plasma ou mesmo à olho nu.
Nesses tipos de sistemas a interação entre as macropartículas pode ser aproximada por um potencial de blindagem como o de Yukawa. Investigamos recentemente propriedades macroscópicas de sistemas bidimensionais finitos de partículas que interagem através do potencial de Yukawa. Resultados obtidos através de cálculos analíticos e de simulações serão comparados e discutidos.
Adicionalmente, abordaremos o problema do cálculo da energia potencial coesiva para um cristal bidimensional de Yukawa. Ao contrário do que ocorre para um sistema coulombiano, a energia potencial coesiva de um cristal de Yukawa converge. Apresentaremos um método aproximativo para o cáculo da energia coesiva para cristais de Yukawa e discutiremos sua validade para os casos das redes triangular e quadrada.