02/09/2011 - Fibras de Cristal Fotônico Preenchidas com Líquidos: Progresso e Aplicações - Prof. Christiano José Santiago de Matos - (Grupo de Fotônica - Mackenzie)

PDF Imprimir E-mail
Fibras de cristal fotônico (PCF) têm encontrado cada vez mais aplicações em uma variedade áreas da óptica e da fotônica, tais como sensoriamento, comunicações ópticas e metrologia. Além disso, esses guias têm se mostrado importantes plataformas para estudos mais fundamentais da propagação da luz e da interação de luz confinada com a matéria. Dentro deste contexto, PCFs preenchidas com líquidos são particularmente importantes. Nessas fibras, alguns dos buracos que correm ao longo de seu comprimento podem ser seletivamente preenchidos por um líquido com propriedades ópticas específicas. A grande sobreposição luz-líquido obtida por longos comprimentos de interação permite, por um lado, o desenvolvimento de dispositivos fotônicos que aproveitam as características específicas do líquido e, por outro, que as propriedades ópticas não-lineares de amostras líquidas sejam eficientemente estudadas. Nesta apresentação o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Fotônica do Mackenzie e por seus colaboradores na área de PCFs preenchidas por líquidos será revisado. A revisão incluirá a demonstração de uma série de dispositivos ópticos, assim como o desenvolvimento de técnicas que melhoram o desempenho óptico e a aplicabilidade desses guias de onda.


Devido ao horário do vôo de retorno do palestrante a São Paulo, excepcionalmente o colóquio será às 15:30 no Auditório do Departamento de Química.