11/10/2011 - Sondando os Constituintes Fundamentais da Natureza - experimentos a altas energias - Prof.: Arthur Maciel - (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)

PDF Imprimir E-mail
Uma nova geração de experimentos com colisões de partículas a altíssimas energias entrou em operação há cerca de um ano. Eles têm por objetivo analisar as propriedades dos constituintes mais fundamentais da matéria em escalas que são milhares de vezes menores que as dimensões nucleares. Com tais análises procura-se desvendar as leis físicas que regem o comportamento da natureza em seus estados mais elementares. De tais experimentos espera-se uma reformulação possivelmente radical da nossa atual compreensão do universo.

A palestra inicia-se com uma breve revisão do estado atual de conhecimento das leis que organizam e determinam o comportamento do mundo sub-nuclear, com destaque a seus aspectos mais convincentes bem como aos problemas que permanecem sem solução. Segue-se uma descrição desta nova geração de experimentos e seus objetivos. Finalmente apresenta-se um estudo das diversas perspectivas futuras e de propostas que já ousamos conceber como saída para os problemas que hoje nos contemplam.

 

Auditório do Departamento de Química fundamental - 16 horas