Colóquios: 2015

11/12 - "Evolution of complex shapes and Laplacian growth" - Prof. Alexander Vasiliev (Department of Mathematics, University of Bergen, Norway)

04/12 - "Controlando instabilidades na interface entre fluidos viscosos" - Prof. Eduardo O. Dias (DF-UFPE)

27/11 - "Investigando a interação átomo-luz" - Profa. Sandra Sampaio Vianna (DF-UFPE)

20/11 - "Simetrias Escondidas e Espinores em Relatividade Geral" - Prof. Carlos Batista (DF-UFPE)

13/11 - "Metamaterial realization of Milne universe" - Prof. Fernando Moraes (DF-UFPB)

06/11 - "O Ano Internacional da Luz: A Física e as Tecnologias que mudaram o Mundo" - Prof. Sergio Rezende (DF-UFPE)

23/10 - "Ruy Luis Gomes em Portugal" - Profa. Isabel Lobouriau (Centro de Matemática - Universidade do Porto, Portugal)

23/10 - "Che sapori di neutrino? - O prêmio Nobel de Física de 2015" - Prof. Bruno Carneiro da Cunha (DF-UFPE)

16/10 - "Mecânica e termodinâmica: duas áreas que se entrelaçam" - Prof. Manuel Fiolhais (Departamente de Física - Universidade de Coimbra, Portugal)

09/10 - "Sobre o Valor da Ciência e os 30 anos do MCTI" - Prof. Jorge Almeida Guimarães (Presidente da EMBRAPII)

02/10 - "Correntes de Spin em Estruturas Magnéticas" - Roberto Lázaro (Pontificia Universidad Católica de Chile)

25/09 - "Quantum chaos and disorder: Simulating quantum disorder with cold atoms" - Prof. Jean-Claude Garreau (Laboratoire de Physique des Lasers, Atomes et Molécules - Université de Lille)

18/09 - "Lasers Aleatórios: fundamentos e aplicações " - Prof. Cid B. Araujo (DF-UFPE)

11/09 - "Os 100 primeiros anos das Equações de Einstein" - Prof. Bruno Cunha (DF-UFPE)

04/09 - "Black Holes in Astrophysics" - Prof. Rodrigo Nemmen (IAG-USP)

28/08 - 'Study of electron spin properties using optical tools " - Prof. Reddithota Vidyasagar (DF-UFPE)

21/08 - "Luz e Vida" - Prof. Moysés Nussenzveig (IF-UFRJ)

07/08 - "Átomos e Moléculas Frias em Armadilhas Ópticas" - Prof. Luis Gustavo Marcassa (IF-USP)

31/07 - "Antihidrogênio, hidrogênio e moleculas para testes de precisão de física" - Prof. Cláudio Lenz Cesar (IF-UFRJ e Colaboração ALPHA - CERN)

23/07 - "How to trap a photon with N atoms? From Anderson Localization to Dicke Subradiance" - Prof. Robin Kaiser (CNRS – Institut Non Linéaire de Nice-France)

10/07 - "Passado, Presente e Futuro da Pesquisa Agropecuária Brasileira" - Maurício Antônio Lopes (Presidente da Embrapa)

03/07 - "Projeto e Fabricação de Circuitos Integrados na CEITEC S.A." - Dr. Cristiano Krug (Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento CEITEC, Porto Alegre RS)

26/06 - "Bilhares clássicos e fluidos quânticos" - Prof. Flavio M. de Aguiar (DF-UFPE)

19/06 - "Buscas Aleatórias" - Prof. Ernesto Raposo (DF-UFPE)

12/06 - "Mathematical models for microstructured optical fibre (MOF) fabrication" - Prof. Darren Crowdy (Imperial College London)

22/05 - "Armazenamento e manipulação de luz em átomos: Novas perspectivas" - Prof. José W. Tabosa (DF-UFPE)

15/05 - "Fotônica Não Linear: algumas das nossas contribuições recentes nesta área" - Prof. Cid B. Araújo (DF-UFPE)

12/05 - "Graphene and beyond: physics meets chemistry" - Prof. François Peeters (Department Physics - University of Antwerp, Belgium)

08/05 - "O Mundo Plano dos Isolantes Topológicos" - Prof. Adalberto Fazzio (IF-USP)

24/04 - "Dinâmica de Fluidos e Novas Fronteiras em Geometria Conforme" - Prof. Giovani L. Vasconcelos (DF-UFPE)

17/04 - "Inovação e Desenvolvimento Regional" - Prof. André Galembeck (UFPE/CETENE)

16/04 - "Quantum Magnetic Collapse" - Prof. Hugo Perez Rojas (Instituto de Cibernética, Matemática y Física La Habana, Cuba)

10/04 - "Random Lasers, Estatística de Levy e Vidros de Spin: O que há de comum entre eles?" - Prof. Anderson Gomes (DF-UFPE)

27/03 - "Simulação Quântica com fótons", Prof. Paulo Ribeiro (IF-UFRJ)

20/03 - "Testando os limites da espectroscopia Raman aplicada a nanociências", Prof. Ado Jorio (UFMG)