29/04/2016 Colóquio - "LIGO Realiza a Primeira Observação de Ondas Gravitacionais e Confirma a Existência de Binárias de Buracos Negros" - Dr. Odylio Denys Aguiar (Pesquisador Titular III - Divisão de Astrofísica-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Título

LIGO Realiza a Primeira Observação de Ondas Gravitacionais e Confirma a Existência de Binárias de Buracos Negros

Coloquialista

Dr. Odylio Denys Aguiar

Pesquisador Titular III - Divisão de Astrofísica

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Resumo

Em 14 de setembro de 2015, às 06:50:45 (horário de Brasília), os dois detectores do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria Laser (sigla LIGO em inglês) observaram simultaneamente um sinal de ondas gravitacionais. O sinal variou em frequência de 35 Hz até 250 Hz, com uma amplitude de deformação máxima de 1.10-21Ele coincide com a forma de onda prevista pela relatividade geral para uma fusão de um par de buracos negros espiralando um em direção ao outro, seguida do ressoar do buraco negro resultante. A fusão ocorreu a uma distância de ~ 1.3 bilhões de anos-luz. As massas dos buracos negros iniciais eram de 29 M⊙ e 36 M⊙, e a massa do buraco negro resultante foi de 62 M⊙. Cerca de 3.0 M⊙c2 de energia foi irradiada na forma de ondas gravitacionais. Esta observação demonstra a existência de sistemas binários de buracos negros de massas estelares. Esta é a primeira detecção direta de ondas gravitacionais e a primeira observação de uma fusão de uma binária de buracos negros.

Nesta apresentação daremos maiores detalhes sobre o processo de detecção e as consequências desta fenomenal conquista da ciência contemporânea. Também traçaremos as perspectivas para o futuro da recém-inaugurada Astronomia de Ondas Gravitacionais.

Data, horário e local:

29 de abril de 2016, 16h

Auditório do Departamento de Física – CCEN – UFPE

Os Colóquios do Departamento de Física da UFPE são transmitidos ao vivo via Internet através do link:
www.ustream.tv/channel/col%C3%B3quio-f%C3%ADsica-ufpe