13/05/2016 – Colóquio - “Letramento Científico: Um Indicador para o Brasil” - Prof. Anderson S. L. Gomes (Departamento de Física, UFPE)

Título: Letramento Científico: Um Indicador para o Brasil

Coloquialista: Prof. Anderson S. L. Gomes (Departamento de Física, UFPE)

Resumo:

O conhecimento científico tornou-se imprescindível para se viver no mundo do século XXI: um mundo de rápidas transformações, que exige dos cidadãos “atitude e o entendimento sobre ciência e tecnologia, e seu uso no dia a dia”.

A partir de uma pesquisa com uma população entre 15 e 40 anos, com mais de 4 anos de estudo, foi criado o Indicador de Letramento Científico (ILC), uma iniciativa inédita realizada pelo Instituto Abramundo, em parceira com o Instituto Paulo Montenegro/ IBOPE, e a ONG Ação Educativa, a partir da experiência de mais de 10 anos destas duas organizações.

Alguns resultados referentes à pesquisa com pessoas de 9 regiões metropolitanas do país: 48% se encontra no Nível 2 (Letramento Científico Elementar)31% se enquadram no Nível 3 (Letramento Científico Básico);16% da população pesquisada se encontra no Nível 1 (Letramento Científico Ausente); 5% foram classificadas no Nível 4 (Letramento Científico Proficiente).

Neste colóquio, apresentarei um relatório analítico da pesquisa, correlacionando os resultados obtidos com índices internacionais,  com o PISA, o IDEB, o pós-escola,  desigualdades regionais e o  mundo do trabalho. Entre as recomendações do relatório, a formação de professores é um ponto essencial.

Data, horário e local:

13 de Maio de 2016, 16h

Auditório do Departamento de Física – CCEN – UFPE

Os Colóquios do Departamento de Física da UFPE são transmitidos ao vivo via Internet através do link:
www.ustream.tv/channel/col%C3%B3quio-f%C3%ADsica-ufpe