09/09/2016 – Colóquio - “Conceitos e perspectivas da Spintrônica” - Dominique Givord - (Instituto de Fisica-UFRJ - e Institut Néel, CNRS/UJF, Grenoble, France)

Título:

Conceitos e perspectivas da Spintrônica

Coloquialista:

Dominique Givord

(Instituto de Fisica-UFRJ - e Institut Néel, CNRS/UJF, Grenoble, France)

Resumo:

Desde a descoberta da magneto-resistência gigante em 1988, a Spintrônica se desenvolveu como um dos principais domínios da física da matéria condensada. Uma série de fenômenos originais foram revelados, levando ao desenvolvimento de dispositivos, usados na cabeça de leitura do discos rígidos ou de outros tipos de sensores.

Eu apresentarei os mecanismos fundamentais que dão origem a magneto-resistência , onde a variação de resistência depende do estado magnético do dispositivo considerado, bem como os mecanismos do “spin-transfer torque” ou do “spin-orbita torque”, nos quais, uma corrente elétrica pode interagir diretamente com os momentos magnéticos para modificar os estados deles. Eu descreverei também a origem do mecanismo de efeito spin-Hall.

Outras novas direções de pesquisa consideram a modificação das propriedades magnéticas sobre um campo elétrico, o que é atrativo para o desenvolvimento de dispositivos cujo funcionamento requer pouca energia ou, a utilização em spintrônica de materiais antiferromagnéticos em vez de materiais ferromagnéticos. Todos esses fenômenos abrem perspectivas para desenvolvimento de dispositivos em diferentes domínios de aplicação, desde a tecnologia da informação até a gestão da energia.

Data, horário e local:

09 setembro de 2016, 16h