14/10/2016 – Colóquio - “O Prêmio Nobel de Física de 2016: David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterliz” Prof. Jairo Rolim de Almeida, Prof. Antonio Murilo, Prof. Mauricio D. Coutinho-Filho (Departamento de Física – UFPE)

PDF Imprimir E-mail

Título:

O Prêmio Nobel de Física de 2016:

David J. Thouless,  F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterliz

  

Coloquialistas:

Prof. Jairo Rolim de Almeida

Prof. Antonio Murilo

Prof. Mauricio D. Coutinho-Filho

Departamento de Departamento de Física -- UFPE

 

Resumo:

Seguindo uma tradição do DF/UFPE, sempre que há a divulgação do prêmio Nobel de Física, algum dos professores mais próximos ao tema apresenta um colóquio sobre o trabalho dos premiados. 

Desta vez, há uma relação muito próxima de dois dos ganhadores do prêmio Nobel com o Departamento de Física, pois o Professor Jairo Rolim de Almeida (já aposentado do DF/UFPE) nos anos 1980, realizou seu doutorado na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, onde foi orientado primeiro por David Thouless, depois por Michael Kosterlitz – dois dos três ganhadores.

Neste colóquio, o Professor Jairo Rolim falará do seu convívio pessoal e interação científica com os dois ganhadores do Nobel,  enquanto o Prof. Antonio Murilo e o Prof. Mauricio Coutinho-Filho darão mais ênfase à parte cientifica das pesquisas que levou os três físicos a dividirem o prêmio Nobel, cuja citação da Academia Sueca foi  "pelas descobertas teóricas das transições de fase topológica e fases topológicas da matéria”, e a relação dessas pesquisas com trabalhos desenvolvidos no DF-UFPE.

 

Data, horário e local:

14 de Outubro de 2016, 16h

Auditório do Departamento de Física – CCEN – UFPE