02/12/2016 – Colóquio - Lasers, Óptica Não Linear e Ciências da Vida " - Anderson S. L. Gomes (Departamento de Física – UFPE)

PDF Imprimir E-mail

Título:

"Lasers, Óptica Não Linear e Ciências da Vida"

  

Coloquialista:

Anderson S. L. Gomes

Departamento de Física, UFPE

 

Resumo:

Desde sua demonstração em 1960, LASERS tem sido determinante como ferramenta essencial para o desenvolvimento cientifico, tecnológico e com alto impacto econômico e social. LASERS encontram aplicações na medicina, comunicações ópticas, meio ambiente, artes, geração de imagens, entre outras. Neste colóquio, além de comentar sobre lasers de nitrogênio e de corantes e suas aplicações em espectroscopia óptica, também mostraremos que lasers podem ser construídos sem cavidades ópticas. Neste caso, a realimentação é devido a meios espalhadores e este novo tipo de laser, desenvolvido nos últimos 20 anos, é conhecido como RANDOM LASERS. Descreveremos algumas das nossas contribuições recentes nesse tema.

Com o advento do LASER, a ÓPTICA NÃO LINEAR foi amplamente desenvolvida a partir dos trabalhos seminais de Nicolas Bloembergen. Descreveremos algumas de nossas contribuições neste tema, revisando a óptica não linear em vidros dopados com semicondutores e mais recentemente na caracterização de metamateriais formados por metasuperfícies de ouro em substrato de vidro.

Finalmente, descreveremos um pouco de nossa atuação nas CIÊNCIAS DA VIDA, em particular com o uso da tomografia por coerência óptica (OCT, sigla em inglês) para geração de imagens usadas no diagnóstico na área de odontologia e, mais recentemente, reumatologia. Daremos exemplos de aplicações in vitro, ex vivo e in vivo, e trabalhos mais recentes em clínicas odontológicas e reumatológicas.

 

Data, horário e local:

02 de dezembro de 2016, 16h

Auditório do Departamento de Física – CCEN – UFPE