O Curso de Pós-graduação em Odontologia teve seu início no ano de 2001, quando foi criado o Curso de Mestrado em Clínica Integrada. O empenho do corpo docente e discente concentrado no aperfeiçoamento das linhas de pesquisa, regularidade do fluxo de alunos e priorizando sempre a produtividade com qualidade levou ao fortalecimento gradativo deste Curso, até a sua total consolidação com reconhecimento nacional e internacional.

Como consequência natural desta consolidação, em 2009 foi criado o Curso de Doutorado passando a constituir, então, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia com área de concentração em Clínica Integrada. No Programa, são desenvolvidas as seguintes Linhas de Pesquisa:

NOME

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

DESCRIÇÃO

Clínica Integrada

A missão do Doutorado em Odontologia da UFPE é promover a saúde oral e o bem estar através do avanço no conhecimento das causas de doenças orofaciais, além da prevenção, reparo e regeneração das anormalidades de tecido, traduzindo estes achados para a prática clínica. A estratégia utilizada permite a cooperação com instituições internacionalmente reconhecidas com o objetivo de produzir melhora significativa na saúde oral e sistêmica, influenciando positivamente na qualidade de vida dos indivíduos.

Avaliação clínica e laboratorial em odontologia

Clínica Integrada

A prática daOdontologia necessita de evidências que venham respaldar os procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Epidemiologia e prevenção em odontologia

Clínica Integrada

A determinação do processo saúde doença em Odontologia é de grande valor para o planejamento e execução do tratamento e principalmente para orientação preventiva e educativa da população.

Laser em Odontologia

Clínica Integrada

O uso do laser em Odontologia necessita de pesquisas clínicas e experimentais relacionadas ao diagnóstico, tratamento cirúrgico, fotobiomodulação e fotobiologia de modo a promover evidências científicas para sua utilização adequada.

Patogênese das doenças bucais

Clínica Integrada

Estuda as características clínicas, histopatológicas, moleculares e imaginológicas das doenças da boca.

Intercâmbio: O programa mantém intercâmbio com o Eastman Dental Institute for  Oral Health Care Sciences, da Universidade de Londres, além da colaboração com a Universidade de Glasgow.

Atividades em conjunto com outras IES: PROCAD/CASADINHO, no desenvolvimento de projetos de pesquisa visando seu fortalecimento, através da qualidade na pesquisa.