Matrícula 2017.1

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

Prazo: 06 a 10 de MARÇO de 2017.

Os alunos dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Sociologia deverão efetuar a matrícula no sistema SIGA da UFPE, através do site www.siga.ufpe.br. Para dúvidas e/ou esclarecimentos procurar a secretaria através de email ( Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ) ou telefone (2126-8285).

A matrícula em disciplinas é de total responsabilidade do discente.

MODIFICAÇÃO DE MATRÍCULA E MATRÍCULA VÍNCULO

Prazo: 16 e 17 de MARÇO de 2017.

No período de Modificação de Matrícula o estudante poderá solicitar:

1 -  Substituição de disciplinas;

2 - Cancelamento de disciplinas;

3 - Acréscimo de disciplina;

4 - Trancamento de semestre ou matrícula-vínculo*

(*) A Matrícula Vínculo é destinada àquele discente que deseja manter o vínculo institucional com a UFPE, em razão de:

a) Por algum motivo, não poderá realizar a matrícula em disciplinas;
b) Já cumpriu todos os créditos e está em processo de elaboração da dissertação/tese.

ESTÁGIO DOCÊNCIA

Os alunos que irão se matricular no Estágio Docência devem definir com os seus orientadores a disciplina em que realizarão o estágio, efetuar a matrícula no SIGA e entregar devidamente preenchido na secretaria do PPGS o Anexo II até o dia 03 de março. Recomenda-se a leitura do regulamento do Estágio Docência disponível no site da PROPESQ.

ANEXO II (download)

____________________________________________________________________________________

DISCIPLINAS ISOLADAS

Alunos de outros Programas de Pós-graduação da UFPE (DOMÍNIO CONEXO)

Alunos de outros Programas pertencentes a esta Universidade podem solicitar vaga nas disciplinas oferecidas mediante ofício enviado pelo coordenador de seu Programa de Pós-Graduação ao PPGS e Formulário de Matrícula devidamente preenchido, até o dia 03 de março. Após a liberação da vaga pelo PPGS, esses alunos devem efetuar sua matrícula através do SIGA, no período de modificação de matrícula (dias 16 e 17 de março).

FORMULÁRIO DE MATRÍCULA (download)

Alunos Especiais

Alunos especiais são aqueles que não possuem vínculo com o PPGS ou com outros Programas de Pós-Graduação da UFPE. Estes alunos podem cursar um máximo de 02 disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, independente do período. Não serão aceitos alunos especiais em disciplinas obrigatórias.

Obs.: Alunos de graduação da UFPE que não estejam no último período do curso não poderão inscrever-se em disciplinas isoladas.

Alunos especiais devem efetuar sua matrícula na secretaria do PPGS, e não pelo SIGA, segundo os procedimentos e calendário abaixo:

1 - Entregar na secretaria do PPGS os seguintes documentos: Currículo Lattes e Carta de Intenções dirigida ao professor da disciplina, até o dia 03 de março.

MODELO DE CARTA DE INTENÇÕES (download)

Divulgação dos alunos aceitos em disciplinas eletivas no site do PPGS <http://www.ppgs.ufpe.br/> e nos Quadros de Aviso da Secretaria: 10 de março.

2 - Para efetivar a matrícula, os alunos especiais aceitos devem levar o Formulário de Matrícula preenchido e assinado e o comprovante de pagamento de taxa de matrícula no valor de R$ 30,00 (para cada disciplina aprovada) a ser efetuado no Banco do Brasil, entre os dias 13 a 17 de março.

Para retirar a Guia de Recolhimento com a finalidade de efetuar o pagamento da taxa de matrícula nas disciplinas isoladas o interessado deverá seguir os seguintes passos:

$  Entrar no site http://www.stn.fazenda.gov.br/

$  Clicar no ícone de impressão da GRU;

$  Clicar no lado direito da tela em imprimir GRU;

$  Inserir as informações abaixo e clicar em gerar GRU.

$  Digitação dos códigos. Observe o curso - leia com atenção!

$  Unidade favorecida: CÓDIGO 153080 - GESTÃO 15233

$  Recolhimento: 288322

$  Número de Referência: 3089

$  Não precisa datar.

$  Contribuinte (o CPF do candidato)

$  Nome (do candidato)

ISENÇÃO DA TAXA

Conforme Resolução nº 03/2016 publicada no Boletim Oficial da UFPE nº 87 de 22/03/2016, Art. 5º:

A cobrança da taxa prevista no inciso VII do art. 2º será dispensada para:

a) Aluno carente, com situação comprovada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis;
b) Participante do Programa de Estudante Convênio de Graduação;
c) Participante do Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação e
d) Servidores ativos e inativos da UFPE (técnico-administrativos e docentes) e professor substituto.

Para atendimento do item A, o aluno deverá dirigir-se ao Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (NASE) e solicitar declaração que comprove estado de vulnerabilidade econômica e apresentar no ato da inscrição. O Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h,na Avenida Acadêmico Hélio Ramos, por trás do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Fone: (81) 2126.8439.

INÍCIO DAS AULAS: dia 13 de março de 2017.