A Propesq

mail marketing

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) é a instância da UFPE que coordena os assuntos referentes a

• Pós-Graduação
  • Pesquisa
  • Iniciação Científica

É de sua competência coordenar os programas de pós-graduação (PPGs) existentes, zelando pela qualidade de sua estrutura acadêmica e dando suporte ao seu corpo docente e discente.

A Propesq tem a responsabilidade de gerenciar cerca 136 cursos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos por 83 programas de pós-graduação.

No total, a pró-reitoria gerencia 72 mestrados acadêmicos (um em associação)53 doutorados (um em associação e três em rede) e 11 mestrados profissionais (dois em rede).

Na pós-graduação lato sensu, a pró-reitoria coordena 60 cursos de especialização (previsão para 2016), sendo seis a distância. Além disso, a UFPE coordena 11 residências (médicas, enfermagem, nutrição e multiprofissionais).

Além de zelar pela qualidade do ensino dos programas de pós-graduação da UFPE, a Propesq também atua como coordenadora da área de pesquisas e como estimuladora de iniciativas científicas inovadoras que possam sair do limite da Universidade para contribuir com o desenvolvimento regional.

Ela atua para que a produção científica da UFPE se consolide entre as melhores do País a partir do investimento na estruturação e ampliação dos grupos de pesquisa da Universidade.

Objetivos

• Propor as diretrizes sobre a política de ensino de pós-graduação e pesquisa no âmbito da Universidade e coordenar os assuntos referentes a ela;
  • Gerenciar e executar os programas de pós-graduação da UFPE;
  • Estimular a produção científica da Universidade para que se traduzam em benefícios práticos para a sociedade;
  • Possibilitar uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação através da iniciação científica.