Estrutura Curricular

A estrutura curricular do PROTEN é a mesma para o mestrado e doutorado e as disciplinas são ministradas conjuntamente para os alunos dos dois níveis da pós-graduação. As disciplinas que compõem a grade curricular são distinguidas em:

a) Disciplinas obrigatórias- Este módulo é composto por um conjunto de disciplinas de caráter obrigatório que, em função da diversificação na formação acadêmica dos ingressantes, visa homogeneizar os conhecimentos dos alunos, em relação à proteção radiológica e aplicações nucleares.

b) Disciplinas optativas- Este módulo é formado por um conjunto de disciplinas optativas que visa oferecer aos alunos o aprofundamento da formação acadêmica através dos conhecimentos específicos nas linhas de pesquisa e áreas de concentração nas quais estão desenvolvendo o seu trabalho. Estas disciplinas oferecem aos alunos e professores orientadores maior flexibilidade em termos de adequação à seqüência ideal de conteúdos, podendo contemplar plenamente os objetivos pretendidos por cada aluno. A integralização da grade curricular se dá pela conclusão de um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos para o mestrado, e 24 (vinte e quatro ) para o doutorado.

A critério do Colegiado, os créditos obtidos no mestrado podem ser computados para o doutorado, até o limite de 24 (vinte e quatro) créditos. Entre os créditos a serem cumpridos para a conclusão do curso o aluno de mestrado ou doutorado deve realizar 4 créditos relacionados à elaboração e defesa de dissertação. Estes créditos são obtidos através da realização das Disciplinas Seminário I e Seminário II, destinadas a oferecer a orientação necessária ao desenvolvimento do trabalho terminal do Curso.

Os alunos de mestrado devem realizar o Seminário I até o final do segundo período do curso, enquanto que os alunos de doutorado até o final do terceiro período. O texto deste seminário deve conter pelo menos a revisão bibliográfica, metodologia a ser utilizada no trabalho de dissertação ou tese e o cronograma de atividades. O aluno fará a apresentação para uma banca de três examinadores com experiência no tema da dissertação ou tese, cujos nomes devem ser propostos pelo orientador e aprovados pelo Colegiado do PROTEN. Com este seminário objetiva-se garantir que o tema proposto para a dissertação ou tese tem condições de ser desenvolvido e representa um trabalho acadêmico de qualidade. O Seminário II é realizado antes da defesa da tese ou dissertação, com no máximo 45 dias antes da defesa. O conteúdo deste seminário corresponde ao texto da dissertação e é também avaliado por uma comissão composta por 3 examinadores.

Estrutura Curricular Mestrado

Estrutura Curricular Doutorado