DOSIMETRIA E INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR

PDF Imprimir E-mail

BIODOSIMETRIA

 

 


 

A biodosimetria baseia-se na investigação de parâmetros biológicos modficados pela ação da RIS para estimar a dose absorvida. Nesta linha de pesquisa, O GERAR possui atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

 

 

 

DOSIMETRIA AMBIENTAL

 


 

Estudo dos teores de urânio natural e dos seus descendentes no meio ambiente, a fim de permitir a avaliação da dose na população em consequência da incorporação daqueles radionuclídeos.

 

 

 

DOSIMETRIA COMPUTACIONAL

 

 


 

Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos diversos projetos voltados para a elaboração de simuladores (phantoms) baseados em “voxels bem como de programas computacionais que possibilitam o cálculo de doses em órgãos do paciente ou trabalhador submetido à radiação ionizante. Os programas utilizam métodos de Monte Carlo na avaliação do transporte de radiação através de um simulador baseado em elementos de volume, construído de forma mais automatizada, para ser utilizado em cálculos dosimétricos.

 

 

DOSIMETRIA DO ESTADO SÓLIDO

 

 


 

Desenvolvimento de novos materiais e sua caracterização para aplicações dosimétricas por : Termoluminescência (TL), Luminescência por Estimulação Óptica (OSL), Emissão Exoeletrônica Termicamente Estimulada (TSEE),Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE). Também são realizadas pesquisas visando a utilização de materiais semicondutores e mosfet para dosimetria de feixes de radiação ionizante.

 

 

DOSIMETRIA RETROSPECTIVA, DATAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS

 

 


 

Determinação da idade de sedimentos de peças cerâmicas por termoluminescência e por luminescência opticamente estimulada (LDE). Estudo de composição de bens culturais por fluorescência de raios-X. Determinação da idade de sedimentos utilizando traçadores radioativos.

 

 

METROLOGIA DAS RADIAÇÕES

 

 


 

 

Implantação de técnicas e feixes de radiação para estudos metrológicos com feixes de raio X radiação gama e para controle de qualidade em radiofármacos Pet, bem como desenvolvimento e caracterização de detectores de radiação.