Comissão Julgadora

Alexandre Figueiroa

É professor adjunto e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. Doutor em Estudos cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, integra o  Núcleo de Pesquisa Comunicação Audiovisual da Intercom, é líder do grupo de pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea, da Unicap, é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema. Foi crítico de cinema e teatro do Jornal do Commercio (1991-1995) e do Diario de Pernambuco (1999) e é colaborador da Revista Continente. Tem experiência na área do Jornalismo Cultural e Artes, com ênfase em Crítica Cinematográfica e Crítica Teatral. Livros publicados: O Super 8 em Pernambuco (Fundarpe, 1992); Cinema Pernambucano: uma História em Ciclos (FCCR, 2000); La Vague du Cinema Novo en France, Fut-elle une Invention de la Critique? (L’Harmattan, 2000); Barreto Júnior, o Rei da Chanchada (FCCR, 2003); O Teatro em Pernambuco (ALEPE, 2006); Cinema Novo, a Onda do Jovem Cinema e sua Recepção na França (Papirus, 2004); Guel Arraes: um Inventor no Audiovisual Brasileiro (CEPE, 2008).  Capítulo de livros: Produção ficcional brasileira no ambiente de convergência: experiências sinalizadoras a partir do Núcleo Guel Arraes in Ficção televisiva no Brasil: temas e perspectivas (Globo, 2009); Cinema e televisão no contexto da transmediação in História da Televisão no Brasil (Contexto, 2010); O ciclo do Recife e a entrada do Nordeste na modernidade audiovisual in Nordeste, Memórias e Narrativas da Mídia (Editora Íris, 2010).

Alexandre Figueiroa

Claudio Pereira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é antropólogo da Universidade Federal da Bahia, onde participa como professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos. Ministrou cursos de graduação sobre cinema brasileiro e documentário e, na pós-graduação, sobre a relação entre imagem e pesquisa social.Tem trabalhos publicados na área de cultura brasileira, cinema brasileiro e filme etnográfico. Atualmente é membro da Comissão Gestora do Centro de Estudos Afro-Orientais- CEAO/UFBA.

Claudio Pereira

Laura Graham

Laura R. Graham é Professora Associada de Antropologia da Universidade de Iowa. A sua pesquisa atual concentra-se em políticas de representação indígena e políticas públicos sobre os povos indígenas da América do Sul, especificamente Xavante do Brasil Central e Wayuu da Venezuela e da Colômbia. Ela tem colaborado em projetos de mídia e indígenas recentemente dirigiu o filme, "Os proprietários da Água: Conflito e Colaboração mais de Rivers", com Wayuu e cineastas Xavante, David Hernández Palmar e Waiásse Caimi. Este filme participou do American Film Smithsonian Nativo + Video Festival (New York, 2009), en Terres Vues / Land Insights Festival (Montreal, 2008), e ImagineNATIVE festivais (Toronto, 2008) e o filme está sendo distribuído pela Documentary Educational Resources ( DER). Ela é autora do livro premiado, Realizar Sonhos: Discursos da Imortalidade entre os índios Xavante do Brasil Central (University of Texas Press, 1995) e publicou muitos artigos sobre Xavante. Laura Graham recebeu inúmeras homenagens, incluindo uma bolsa Fulbright para a Venezuela (2005-06), a National Endowment for the Humanities Fellowship (2001), o Prêmio Chicago Folklore (1996), Turner Prize Victor para a escrita etnográfica (Menção Honrosa, 1996), e um School of American Research Fellowship Residente NEH, Santa Fe, Novo México (1992). Ela está atualmente trabalhando em dois projetos de livros, um sobre Xavante na Esfera Pública e outro, em colaboração com David Hernández Palmar em Wayuu usos de novas tecnologias de mídia. Laura Graham é membro da Associação Americana de Antropologia conselho executivo (AAA), presidente-passado da AAA, Comissão de Direitos Humanos (CfHR), e presidente do Grupo CfHR Tarefa sobre Linguagem e Justiça Social.

Laura Grahan

Paride Bollettin

Possui a graduação em História pela Università degli Studi de Pádua (Itália), onde nasceu, mestre em Antropologia na Università degli Studi di Perugia em 2007, e doutor em Antropologia na Università degli Studi di Siena em 2011. Atualmente desenvolve pesquisa como pos-doutorando na Università degli Studi di Perugia. Autor de várias publicações e artigos científicos, organizou três volumes dedicados à Amazônia Indígena e a obra de Lévi-Strauss. A seis anos desenvolve pesquisa com o grupo indígena Mebengokré-xikrin no Pará. Coordena atualmente o Festivel de Cinema Antroplógico "Contro-Sguardi" na cidade de Perugia na Itália, que esse ano realizará a sua 4ª edição.

Paride Bollettin

Renato Sztutman

É professor do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios e do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, ambos da mesma universidade. Seus temas de atuais pesquisas são etnologia e história indígena (com foco nas formas políticas ameríndias), teoria antropológica (com foco nas obras de Claude Lévi-Strauss e Pierre Clastres) e antropologia & cinema (com foco no trabalho de Jean Rouch e no desenvolvimento de um "cinema indígena"). Publicou diversos artigos em revistas acadêmicas e de divulgação científica, e escreveu O profeta e o principal: a ação política ameríndias e seus personagens (Edusp, 2011, no prelo).

Renato Sztutman

 

Desenvolvido por Edson Dionisio