CORONÉIS, ENXADAS E PONTES
Título em Português: |
Coronéis, Enxadas e Pontes |
País de Origem: |
Brasil |
Ano de Produção (ex: 2011): |
2012 |
Duração (min.): |
25 |
Nome: |
Gabriel Alvarez |
Cidade/Estado: |
Goiania |
Site: |
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Filmografia (Festivais nos quais participou e prêmios): |
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Sinopse |
Nunes Leal (1975) assinala que o Coronelismo se assenta na relação entre os proprietários de terras e seus dependentes sobre os que exercem sua hegemonia econômica, política e ideológica. São os “coronéis” os que fornecem empregos, são eles os que têm acesso às autoridades, os que podem recomendar alguém para algum emprego na cidade, se apresentam como “benfeitor”, num sistema ancorado na troca assimétrica. Um poder paternalista, ancorado nos favores pessoais para seus filhados, e sua recíproca “negar o pão e água ao adversário” (Nunes Leal 1975:39). O filhotismo, com a convocação dos seus agregados para a defesa dos seus interesses privados nos âmbitos públicos. Outra face do filhotismo é o mandonismo, a perseguição dos adversários: “para os amigos pão, para os inimigos pau” (Nunes Leal 1975:39); “aos amigos se faz justiça, aos inimigos se aplica a lei”. A ausência do poder público tem como conseqüência necessária à atuação do poder privado, transformando os donos da terra em intermediários entre a população e o poder público. |
Diretor: |
Gabriel O. Alvarez |