Exposição

zoe.jpg

Zo’é, os homens da última fronteira.

De Serge Guiraud

 Ainda existem hoje, escondidos nas florestas da Amazônia, pessoas vivendo num isolamento quase completo. Pessoas do povo Zo’é fazem parte destes povos isolados. Os Zo’é foram conhecidos no final dos anos 80 como um dos últimos povos Tupí a entrar em contato efetivo com a sociedade ocidental. A população de 245 pessoas se divide em várias aldeias dentro de um território de 642.000 ha. O nome Zo’é significa “Nós”. Eles apresentam uma estrutura social descentralizada, marcada pela autonomia política e econômica do grupo local. O projeto Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema, instância local da CGII-Coordenação Geral de Índios Isolados da FUNAI que ajuda os Zo’é a manter um modo de vida tradicional num contexto de transformação. Serge Guiraud fez uma viagem em 1992. Foi a época do primeiro encontro com os Zo’é. Quinze anos mais tarde, ele voltou no território Zo’é para verificar a situação desse povo confrontando com os perigos de fora. A exposição é um olhar dessas duas viagens.

serge-flou.jpg

O fotógrafo Serge Guiraud, autor do registro do cotidiano dos Zó'é, fundou a Jabiru Prod. associação cultural que se especializa na Bacia Amazônica e seus povos. O pesquisador também produziu um documentário sobre o cotidiano sobre esse povo, extremamente frágil e cercada de empecilhos à sua sobrevivência na forma original. Do lado de cá do Brasil, sabemos muito pouco das condições em que algumas tribos isoladas vivem na floresta Amazônica. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), há 45 grupos esquecidos por muito tempo ou que tiveram apenas contatos esporádicos com a nossa sociedade. Esse foi o caso dos Zo’é, que se refugiaram do contato com o homem branco e com outras tribos indígenas, ambos considerados como inimigos deste povo. Entraram para a história como um dos últimos povos indígenas intactos da Amazônia, ocupando terrenos pouco acessíveis no norte do Pará, entre os rios Cumipanema e Erepecuru.

Outras imagens:

 

Abertura Oficial dessa exposição no Recife e a exibição do Filme de Serge Guiraud sobre os Zo’é será no dia 27 de Setembro as 17h na Aliança Francesa no Derby:
Rua Amaro Bezerra, 466
Fone: +55 [81] 3202–6262

A mostra “Outros Olhares” também será exibida na Aliança Francesa no dia 28 de Setembro. Confira aqui a programação:


 

Desenvolvido por Edson Dionisio