Remdipe

A Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas em Pernambuco (REMDIPE) constitui-se de uma iniciativa de professores e estudantes vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE), e tem como finalidade principal apoiar a produção de informações etnográficas, históricas e culturais sobre os povos indígenas no Estado de Pernambuco, disponibilizando-as em um banco de dados georreferenciado, on line, com possibilidades de acesso público, voltado especificamente para a rede das escolas de ensino fundamental, e ensino médio, respondendo as necessidades da lei 11.645/2008, bem como a Resolução da UNESCO sobre a história e patrimônio cultural das populações indígenas.

A realização das atividades previstas na rede permitirá as análises e as avaliações das políticas públicas desenvolvidas para os povos indígenas, bem como uma interação com eles através das ferramentas da internet. Esta rede de monitoramento terá uma interface com as organizações dos povos indígenas de Pernambuco, buscando, sobretudo, fortalecer suas organizações sociais.

marcas