topo pipipa

Povo Indígena: Pipipã

População: 1.080 (FUNASA 2010)

Localização(município): Floresta

Terra Indígena:

Situação Fundiária:  Em Identificação (Ports. Nº 802 PRES/FUNAI de 20.07.05 e Nº 1177 PRES/FUNAI de 07.10.2008).

Extensão (ha.):

Obs.: Os Pipipã constituem uma das etnias historicamente habitantes da Serra Negra, grupo dissidente Kambiwá, teve os estudos para Identificação iniciados em 2005. A proposta atual de terra para demarcação inclui na totalidade a Reserva Biológica da Serra Negra, área historicamente pleiteada por eles e que constitui uma das principais referências de sua territorialidade. Em 2009 foram realizados os estudos complementares para a Identificação da terra Pipipã. (FUNAI 2010)

O Território Pipipã sofre com impactos das obras do eixo leste do projeto de Transposição do Rio São Francisco, que corta seu território ao meio e com o fato da Serra Negra ser Reserva Biológica, o que gera vários problemas para o povo como o monitoramento pelo ICMBio do uso dos índios da serra, por exemplo no ritual do “auricuri”.

Patrícia Fortes
Graduada em Educação Física pela UPE/Esef e mestranda em Educação pela UFRN na linha Práticas pedagógicas e Currículo.

Pesquisadora nas áreas de Educação escolar indígena e Educação Física escolar. Integrante do grupo de Estudos
Etnográficos em Educação Física e Esporte (Ethnós/UPE).

Jozelito Arcanjo
Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPE

Fotos Jozelito Arcanjo

Foto 1. - Vista panorâmica da Aldeia Faveleira, ao fundo o cume da Serra Negra.
Foto 2 - Pau Ferro Grande.
Foto 3 - Manoel Pereira, Expedito Roseno e José Joaquim do Nascimento. Lideranças em reunião na aldeia Travessão do Ouro 04.08.2001
Foto 6 - Abastecimento de água na Faveleir

Citar o autor(a) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Etnicidade/ NEPE para a reprodução de textos e fotos do site

Referência Bibliográfica

ARCANJO, J. A. Toré e identidade étnica: os pipipã de kambixuru (índios da Serra Negra). 2003. 162 f. il. Dissertação (mestrado) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

BARBOSA. W. D. O Toré (e o Praiá) entre os kambiwá e os Pipipã: performances, improvisações e disputas culturais. In: Toré: regime encantado do índio do Nordeste. Recife: Massangana, 2005.

_____________. Pedra do Encanto: dilemas culturais e disputas políticas entre os Kambiwá e os Pipipã. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/Lacede, 2003.(Territórios Sociais nº 10) 216 p.

Comissão de Professores indígenas de Pernambuco. Caderno do Tempo. 2 ed. Olinda, 2006.

TOMÁZ, Alzeni et all. Povos indígenas do Nordeste impactados com a transposição do rio São Francisco. APOINME, AATR, NECTAS/UNEB, CPP e CIMI, s/d (Relatório de denúncia).

marcas