Fundação de Apoio

PDF Print E-mail

Atualizado em 27.04.2017

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE) é uma entidade sem fins lucrativos e está sujeita à fiscalização do Ministério Público, à legislação trabalhista e ao prévio registro e credenciamento no Ministério da Educação e do Desporto e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Como parceira estratégica da UFPE celebra convênios, contratos, acordos, ajustes e outras formas de relações entre a Universidade e instituições de ciência e tecnologia, órgãos de fomento e de financiamento, entidades públicas e privadas, empresas e sociedade, nas mais diversas áreas do conhecimento, tendo participação direta na maioria dos projetos desenvolvidos pela UFPE, seja por meio de incentivo, apoio ou administração dos recursos financeiros.

Nos últimos 05 anos apoiou aproximadamente 1.500 projetos envolvendo professores, pesquisadores, doutorandos, mestrandos, alunos da graduação e de iniciação científica e profissionais especializados, caracterizando-se, também, como coparticipante na formação de recursos humanos e no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, além de contribuir com a tecnologia e a inovação.

A Fade-UFPE tem como diferenciais: o assessoramento na elaboração e adequação de propostas de projetos, incluindo a elaboração de orçamentos e planos de aquisição; a montagem de toda a documentação, acompanhando as negociações e análise das propostas, organizando e estruturando toda a documentação necessária à elaboração de convênios ou contratos, conforme exigências dos financiadores, garantindo assessoria nas áreas jurídica, técnica, financeira e administrativa.

Todas essas características estão alicerçadas em três eixos: 1) modelo de gestão baseado no conceito de Células de Gestão Ativa, formado por equipes autônomas, ágeis e autogeridas, onde as atividades são direcionadas às competências técnicas, normativas e legais de planejamento, organização, execução e controle e encerramento dos projetos; 2) sistema informatizado para gerenciamento de projetos, com uma moderna infraestrutura de TI e sistema de informática próprio; 3) credenciamento junto ao CNPq para efetuar a importação de equipamentos e materiais de cunho científico e tecnológico, com isenção de impostos, o que garante agilidade, qualidade e economia para os projetos que apoia.

Para obter mais informações sobre a FADE, acesse o site oficial da instituição: www.fade.org.br.