Edital Afro-brasileiro

Prorrogada divulgação das propostas selecionadas

para o Edital Preservação e acesso aos bens do

patrimônio Afro-Brasileiro

Veja o novo cronograma em "Destaques".

EDITAL PROEXT/PROPESQ-UFPE 2013

MinC e UFPE lançam edital de  Preservação e acesso aos bens do patrimônio Afro-Brasileiro

Edital patrimônio Afro-brasileiro

O Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão lançando, no dia 20 de dezembro de 2013, Edital de apoio financeiro para a Pesquisa-ação de acervos de Interesse memorial para a cultura Afro-Brasileira. O concurso, destinado a pesquisadores de todo o país, é resultado de uma articulação entre o Ministério da Cultura (MinC), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Rede Memorial e tem como objetivo apoiar atividades que propiciem a ampliação do acesso da sociedade civil à memória da cultura afro-brasileira.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto preenchido seguindo o formulário modelo de Solicitação de Auxílio à Pesquisa, (disponível na url http://www.ufpe.br/proext/afrobrasileiro), e encaminhadas à UFPE a partir do dia 20 para o seguinte endereço:

Diretoria de Extensão Cultural - PROEXT

Rua Benfica, nº 157, Madalena,

Recife, Pernambuco

Admissão, Análise e Julgamento

A seleção das propostas será realizada por intermédio de análises e avaliações comparativas e será feita em três etapas. A primeira avaliação, de enquadramento e pré-analise das propostas para ver se elas estão dentro do Regulamento do edital, será feita pela área técnica da Universidade Federal de Pernambuco e da Fundação Joaquim Nabuco.

Na segunda etapa será feita a análise e julgamento do mérito das propostas apresentadas. Essa análise ficará a cargo de um Comitê Avaliador indicado pelo MinC, pela UFPE e pela Fundaj, que emitirá parecer sobre as propostas, dentro dos critérios estabelecidos. Esse parecer será registrado em Planilha Eletrônica, contendo a relação das propostas julgadas, recomendadas e não recomendadas, com as respectivas pontuações finais, em ordem decrescente, assim como outras informações e recomendações julgadas pertinentes.

Para as propostas recomendadas serão indicados o valor adequado para financiamento e as justificativas para os cortes orçamentários (se houver). Para propostas não recomendadas, será emitido parecer consubstanciado contendo as justificativas para a não recomendação.

Haverá ainda uma terceira etapa que consistirá na análise dos pareceres emitidos e da ata de julgamento com a relação dos projetos recomendados e não recomendados. Esta última análise será feita pelas diretorias de Extensão e de Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação da Universidade Federal de Pernambuco e pela Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira da Fundação Joaquim Nabuco.

As propostas vencedoras do Edital serão tratadas e disponibilizadas, posteriormente, em plataforma digital.