UFPE tem disputa histórica pelo cargo de reitor

Pág. a7

DP-local-a7-13.05.2015

UFPE tem disputa histórica pelo cargo de reitor

O reitor que vai comandar a UFPE pelos próximos quatro anos será escolhido hoje. Pela primeira vez desde que começaram as eleições diretas para o cargo, em 1987, haverá segundo turno. Estão na disputa o atual administrador, Anísio Brasileiro, e o professor Edilson Fernandes.
No primeiro turno, em 29 de abril, eles concorreram com outros três candidatos. Anísio teve 44,69% dos votos e Edilson 22,75%. A primeira consulta contou com a participação de 15.545 membros da comunidade acadêmica, um terço do total.

Neste segundo turno, 43.022 pessoas estão habilitadas a votar, sendo 2.422 docentes, 4.180 servidores e 36.420 alunos. Não participam do processo os professores substitutos, técnicos à disposição da universidade e terceirizados. Das 9h às 21h de hoje, a comunidade acadêmica votará em 78 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os equipamentos serão instalados nos três campi da instituição: Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.

Será considerado vencedor o candidato com o maior número de votos válidos. Após a apuração das urnas, a Comissão Eleitoral elabora um relatório com a lista de até três nomes para os cargos de reitor e vice-reitor em ordem decrescente de votos obtidos.

O professor Daniel Álvares teve 2.994 votos (15,05 %) no primeiro turno, podendo aparecer na lista. O relatório final é encaminhado ao presidente do Colégio Eleitoral Especial, constituído pelo Conselho Universitário. Ao final do processo, o resultado da consulta é encaminhado ao MEC para a nomeação do novo reitor.

“Votar em nossa proposta significa fortalecer uma universidade de diálogo, aberta à diversidade, comprometida com um projeto de transformação social”, afirmou Anísio Brasileiro. “O segundo turno é uma outra eleição e temos na disputa um projeto de continuidade e um de mudanças, que represento. Contamos com o apoio dos professores, técnico-administrativos e estudantes cada vez mais. Estamos bastante otimistas”, disse Edilson Fernandes.

A UFPE em números:

estudantes de graduação

alunos de pós-graduação

professores

servidores técnico-administrativos

campi

centros acadêmicos

cursos de graduação

cursos de pós-graduação stricto sensu

cursos de pós-graduação lato sensu

grupos de pesquisa

Os candidatos do segundo turno:

Chapa 56
Avançar e inovar mais
Reitor: Anísio Brasileiro
Vice-reitora: Florisbela Campos

Anísio Brasileiro
é o atual reitor da UFPE. Também é professor titular de engenharia. Tem pós-doutorado no Laboratoire Téchniques, Territoires et Société (França).

Florisbela Campos
é formada em nutrição e tem doutorado na área. Coordenou a criação do campus de Vitória

Propostas:

- Manter a universidade como instituição de qualidade, produtora do conhecimento científico
- Manter política de ingresso e permanência dos estudantes, de forma a propiciar a necessária empregabilidade e acesso ao mundo do trabalho
- Internacionalizar o ensino superior através de de ranqueamentos

Chapa 58
Somos todos UFPE
Reitor: Edilson Fernandes
Vice-reitora: Luciana Cramer

Edilson Fernandes
é educador físico e tem pós-doutorado em sociologia. Atua no programa de pós-graduação em gerontologia e de pós-graduação em educação.

Luciana Cramer
doutora em administração. Atua como professora da UFPE e coordenadora do Grupo de Pesquisas Gestão de Pessoas

Propostas:

- Ampliar o acesso dos estudantes com deficiência às políticas de assistência
- Criar políticas de atração de professores visitantes e bolsistas de pós-doutorado e também criar bolsa de pós-doutorado docente
- Apoiar projetos voltados à promoção da saúde e à criação de tecnologias sociais para benefício direto de comunidades