Asces/Unita realiza série de ações para lembrar centenário de Tabosa de Almeida

PDF Imprimir E-mail

17/04/2017

O Centro Universitário Asces/Unita realiza nesta segunda-feira (17) ações sociais e contribuições para marcar o centenário de Tabosa de Almeida, jurista que implantou as primeiras faculdades de todo o interior do Norte e Nordeste do Brasil, na década de 1950. O local escolhido para as ações é o distrito de Terra Vermelha, na zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, onde o professor nasceu.

As atividades serão oferecidas das 9h às 17h, gratuitamente, com apoio da Escola Municipal Adalberto Tabosa de Almeida, com mais de 300 estudantes, além da comunidade que reside em sítios da região. Serão oferecidos serviços de saúde como prevenção e cuidados odontológicos, prevenção do câncer uterino e de mama, uso de plantas medicinais, aulas de dança além de orientação jurídica.
Seminário
Para marcar a data, o Centro Universitário vai promover a partir de 19h um Seminário na sede do Campus 2 da Instituição. A apresentação será do professor Renato Cabral e terá mediação do presidente do Instituto Histórico de Caruaru, Walmiré Dimeron.
Biografia
Filho de Ambrósio de Almeida e de Eulália Tabosa de Almeida. Foi casado com Giannina Mastroianni de Almeida e pai de quatro filhos: Iara Ione, Ednara, Frederico Wilson e Douglas Tabosa de Almeida. Instalou o primeiro Campus Universitário de todo Norte e Nordeste do país, com a implantação das Faculdades de Direito e de Odontologia de Caruaru, no final da década de 1950, o atual Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Posteriormente fez doutorado em Direito pela (UFPE), advogou durante muitos anos, em 16 comarcas do interior do Estado de Pernambuco. Foi eleito por cinco mandatos como Deputado Federal e escolhido, por unanimidade, vice-presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados.

Link da Matéria