Candidatos relatam dificuldade para se inscrever no Enem

PDF Imprimir E-mail

08/05/2017

Na primeira hora de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta segunda-feira (08), candidatos estão relatando dificuldades em acessar o site e efetuar o cadastro. O sistema foi liberado para os estudantes se inscreverem às 10h. Há vestibulandos que não conseguem passar da primeira parte, onde pedem para assinalar uma figura. Aparece a mensagem que a resposta ao desafio expirou. Apesar das queixas (e após algumas tentativas), a reportagem do JC conseguiu concluir a inscrição antes das 11h.

Interessados em participar do Enem deverão se inscrever até 19 de maio. A taxa custa R$ 82 e pode ser paga até dia 24 de maio. Aluno de escola pública que vai concluir o ensino médio este ano tem gratuidade. As provas serão aplicadas em dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.

Quem deseja ingressar em uma das quatro universidades públicas de Pernambuco - UFPE, UFRPE, UPE e Univasf - tem que obrigatoriamente fazer o Enem pois essas instituições utilizam a nota do exame no processo seletivo. O IFPE e o IF do Sertão também usam o Enem para selecionar novos alunos nos cursos superiores.

Todas essas universidades e institutos integram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenado pelo Ministério da Educação, que reúne vagas em graduações em pelo menos 130 universidades públicas do País.

CPF

A inscrição começa com o fornecimento do CPF e da data de nascimento. O Inep cruzará as informações com o banco de dados da Receita Federal. O nome do participante, o nome da mãe e a data de nascimento serão preenchidos automaticamente e não podem ser alterados.

Segundo o Inep, caso as informações estejam incorretas no processo de inscrição, embora corretas na base da Receita Federal, o participante deve sinalizar o fato em um campo próprio e prosseguir com a inscrição. Se o participante souber que seus dados estão errados, inclusive na Receita Federal, deve procurar a Receita, solicitar a correção e também sinalizar o fato no campo próprio.

É também na inscrição que os candidatos escolhem a opção de língua estrangeira, inglês ou espanhol. Eles devem indicar a cidade onde querem fazer o exame, que não precisa ser o local onde o participante reside.

Os candidatos poderão ainda solicitar atendimento especializado ou específico. Atualmente, o Inep disponibiliza guia-intérprete, tradutor-intérprete de Libras, leitura labial, prova ampliada, prova em braile, prova super ampliada, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, entre outros mecanismos para promover a acessibilidade.

Nesta edição, um novo recurso vai auxiliar participantes com surdez e deficiência auditiva: a prova em vídeo Libras, oferecida em caráter experimental. Participantes com surdez e deficiência auditiva poderão selecionar apenas um tipo de recurso.

Os participantes transexuais e travestis devem fazer a inscrição com o nome civil. Só depois, entre 29 de maio e 4 de junho, poderão solicitar, pela Página do Participante, o uso do nome social. (com informações da Agência Brasil)

Link da Matéria