UFPE abre seleção para contratação temporária de professor visitante

PDF Imprimir E-mail

12/06/2017

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou o Edital de Professor Visitante nº 1/2017 para contratação temporária de pesquisadores para atuar, em pelo menos, um programa de pós-graduação (PPG) da UFPE. A Propesq recebe propostas até o dia 4 de agosto. O edital disponibiliza seis vagas voltadas à contratação de especialistas nacionais ou estrangeiros, de reconhecida competência e liderança em suas áreas de conhecimento, que possam contribuir para a consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização da universidade.

O período de contratação deve ter duração mínima de três meses e máxima de 12 meses. O início de atividades do visitante deve ocorrer até o fim do primeiro semestre de 2018. A divulgação dos resultados da seleção acontece no dia 18 de agosto.

O pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Ernani Carvalho, explica a relevância do edital: “A ideia é trazer professores e pesquisadores com formação no exterior, brasileiros ou estrangeiros, formados nas melhores instituições do mundo, que possam trazer para a UFPE sua experiência, ajudar a internacionalizar nossa universidade e desenvolver a pesquisa e o nível de formação dos nossos pós-graduandos”.

Propostas

É estimulada a apresentação de propostas que tenham, ao menos, uma das seguintes características: seja apoiada pela manifestação explícita de interesse de mais de um PPG da UFPE, dentro de um projeto inter ou multidisciplinar; represente a possibilidade de abertura/consolidação uma área do conhecimento considerada prioritária pela UFPE; inserção de recursos humanos internacionais qualificados com o propósito de estimular o ambiente acadêmico internacional; professor visitante que possuir título de doutor em instituição de prestígio internacional com reconhecida produção científica.

 

Link da Matéria