Enem: Feras devem ficar de olho nos pesos e notas mínimas

PDF Imprimir E-mail

20/09/2017

Estudantes que pretendem concorrer às vagas de graduações disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), devem ficar atentos às notas mínimas exigidas em cada uma das cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é bom prestar atenção nos pesos aplicados nos testes. Cabe a cada universidade de×nir essas notas e pesos. As instituições têm a prerrogativa até de não adotá-los. Às vésperas da aplicação do exame, marcado para 5 e 12 de novembro – ter essas informações com antecedência ajudará o candidato a investir mais nas provas que mais valem no curso pleiteado.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a mais concorrida do Sisu no Estado, modificou pesos ou notas mínimas em 22 graduações (15 no câmpus de Recife, duas em Caruaru e cinco em Vitória de Santo Antão). Nos demais cursos estão mantidos os valores do Sisu de janeiro deste ano. “A partir do perfil dos ingressantes, os colegiados dos cursos decidiram que mudanças adotar, se nas notas ou nos pesos, ou nos dois”, explica o pró-reitor de assuntos acadêmicos, Paulo Goes. Os novos valores foram anunciados pela instituição em maio.

Medicina em Caruaru, por exemplo, teve os pesos alterados nos cinco testes do Enem. A prova de matemática passou a ter mais importância. A nota nesse teste teve peso 1,5 no último Sisu. Na próxima seleção passará a ser peso 3, ou seja, o dobro do valor. Ciências da natureza (que reúne questões de física, química e biologia) terá peso 2,5 quando antes foi 3. Redação ganhou mais destaque: só valia peso 1, agora será peso 2,5. Não houve mudança nas notas mínimas.

Curioso é que embora seja o mesmo curso, medicina no câmpus Recife tem pesos e notas diferentes de Caruaru. O mesmo acontece com nutrição e educação física no Recife e Vitória de Santo Antão. “Há uma proposta de unificar pesos e notas quando for a mesma graduação, independentemente do câmpus ofertado. Estamos avaliando. Mas ressalto que se decidirmos alterar, será comunicado aos estudantes com antecedência e apenas para o Sisu de 2019”, observa Paulo Gois.

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) não há exigência de nota mínima nas provas do Enem. A instituição só aplica pesos. “Percebemos que os alunos que ingressam têm entrado com médias altas, por isso entendemos que por enquanto não há necessidade de adotar nota mínima”, justifica a pró-reitora de ensino de graduação, Socorro Oliveira. Os pesos que a Rural aplicará no próximo Sisu serão os mesmos da última seleção.

Na Universidade de Pernambuco (UPE) acontece o contrário da UFRPE. A instituição estadual não tem pesos, somente cobra dos candidatos notas mínimas nos cinco testes do exame nacional. E uniformiza a média em todas as graduações: para concorrer pelo Sisu, o vestibulando deve tirar no mínimo 350 pontos na redação e 300 pontos nas demais provas objetivas.

“Gosto mais do modelo da UPE, sem pesos. Acho mais fácil atingir as notas. É ótimo porque vou concorrer no curso de administração e minha preferência é pela UPE mesmo”, diz Marina Moura, 17 anos, concluinte do ensino médio do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Link da Matéria