Estudantes da UFPE criam revista de arte e buscam financiamento coletivo

PDF Imprimir E-mail

03/10/2017

Foi a partir de um gosto em comum – as artes visuais – que cinco jovens estudantes do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, se juntaram. Assim, nasceu a Revista Propágulo, um espaço para divulgação das artes independentes produzidas em Pernambuco.

Nathália Sonatti, Bruna Lira, Guilherme Moraes, Rodrigo Souza Leão e Heitor Melo são os nomes dos jovens por trás do projeto. Cada um tem sua ligação com a arte, seja diretamente ligada ao curso que fazem na UFPE, ou aos gostos pessoais. “A Propágulo é um projeto realizado com o objetivo de divulgar e promover artistas visuais de Pernambuco, principalmente jovens artistas que não possuem muitos mecanismos de divulgação”, comenta Nathália, estudante do curso de Jornalismo e redatora da revista.

Com foco no processo criativo de artistas, o lançamento da primeira edição da revista está previsto para o mês de novembro. Além da edição física, que será veiculada quadrimestralmente, a equipe da Propágulo tem o objetivo de produzir conteúdos exclusivos para suas redes sociais, onde artistas e demais notícias relacionadas ao mundo das artes serão pauta.

Para viabilizar a produção da publicação, os estudantes criaram um financiamento coletivo no site Catarse. Os interessados em apoiar o projeto podem contribuir com valores que vão de R$ 15 a R$ 700 – para cada valor, há uma recompensa que vai desde um exemplar da revista até um quadro, emoldurado, do artista Guilherme Moraes.

“A ideia surgiu de Guilherme, que bolou todo o conceito e convidou o resto da galera para participar do projeto. Ele, assim como nós, sempre sentiu o vácuo que existe entre a produção artística pernambucana, que é super abrangente, e a chegada desse conteúdo ao público”, conta Nathália, uma das editoras da revista.

A campanha Cartarse para a produção da revista segue até dia 13 de novembro de 2017.

Campanha no Catarse
Instagram: @propagulo