Hospital das Clínicas da UFPE faz mutirão para reconstrução de mama

PDF Imprimir E-mail

04/10/2017

 

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza um mutirão de reconstrução de mama neste outubro rosa. Para fazer inscrições é preciso ir ao ambulatório do Serviço de Cirurgia Plástica, localizado no terceiro andar do hospital, encaminhado por um médico (mastologista ou oncologista). Lá também é feito o cadastro para atendimentos futuros. Confira no fim deste texto o serviço.

Nesta primeira etapa, entre os dias 16 e 21 deste mês, o programa vai atender apenas oito mulheres que passaram por mastectomia, que é retirada total ou parcial do seio afetado. Dependendo da procura este número poder ser ampliado.

Desde 2013, o procedimento, mais do que estético, é um direito garantido às mulheres submetidas a retirada de um câncer de mama, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, segundo o HC/UFPE, mesmo com esse direito assegurado, a procura pela cirurgia ainda é pequena.

E para mudar esta realidade a instituição começa a divulgar a disponibilidade da operação. Depois de atender as oito mulheres a intenção do hospital é criar um fluxo contínuo de pacientes que necessitam desse tipo de cirurgia. Ainda segundo o HC/UFPE, atualmente, é realizado, em média, apenas um procedimento por mês.

O terceiro mutirão, que é alinhado à campanha Outubro Rosa, será focado em reconstruções tardias, ou seja, em pacientes que já realizaram a retirada do câncer de mama e concluíram os tratamentos complementares há pelo menos seis meses, mas que ainda não se submeteram à reconstrução

“A reconstrução mamária já é feita no HC há algum tempo, mas ainda possui uma demanda mínima, talvez devido ao fato de que o público não possui conhecimento amplo sobre a importância desse tipo de cirurgia e de não saber que o HC o realiza”, comentou o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama mata anualmente cerca de 8,8 milhões de pessoas, sendo estas, em sua grande maioria, mulheres.

Serviço:
Ambulatório do HC
Telefone 2126.3895
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h

 

Link da Matéria