Palestras sobre exposição Meninas do Quarto 28 acontecem hoje (27) na Janete Costa

PDF Imprimir E-mail

27/09/2017

A Galeria Janete Costa, localizada em Setúbal, na Zona Sul do Recife, sedia hoje (27) uma série de palestras sobre a exposição Meninas do Quarto 28, que está em cartaz até o próximo dia 29 de outubro.

O evento, que acontece a partir das 17h, discutirá o processo de construção de memória coletiva e a própria concepção do acervo da mostra, que lembra os horrores do holocausto a partir dos desenhos de um grupo de crianças confinadas por dois anos no campo de concentração de Theresienstadt, na República Tcheca.

A programação conta com três palestras. A primeira será um momento dedicado à Hannelore Brenner, idealizadora e detentora dos direitos da exposição e autora do livro que batiza a exposição, que estará presente e fará o relato sobre sua pesquisa.

Karen Zolko, uma das curadoras da exposição, perdeu uma tia para o holocausto e, após sua mãe se deparar, por acaso, com um desenho da irmã numa exposição no Museu Judaico de Praga, só sossegou quando conseguiu, 38 anos depois, e com a ajuda de Brenner, trazer para o Brasil os desenhos da tia e das demais crianças que dividiram o quarto 28 com ela. Ela encerra as discussões, junto com a também curadora Dodi Chansky, contando essa epopeia.

Antes delas, as professoras e doutoras Barbara Heller (Unip) e Priscila Perazzo (USCS), falarão sobre o processo editorial e a construção de memória, para que a humanidade jamais esqueça o que aconteceu naquele e em tantos outros campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

A abertura do evento conta com a presença da cônsul geral da Alemanha no Recife, Maria Köenning, e das professoras doutoras Maria das Graças Ataíde de Almeida (UFRPE) e Nina Velasco Cruz (UFPE).

A exposição já foi vista por mais de 40 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, além de países da Europa. Conta com 50 desenhos criados pelas meninas judias no período de 1942 a 1944, quando estiveram presas no campo de concentração de Theresienstadt, na República Tcheca.

Palestras sobre a exposição As Meninas do Quarto 28
Quinta (27), a partir das 17h
Galeria Janete Costa, (Parque Dona Lindu)
Entrada gratuita
Informações (081) 3355-9825

 

Link da Matéria