Plano urbanístico para Vila Naval e entorno recebe sugestões até dia 9

PDF Imprimir E-mail

28/09/2017

Quem ainda tiver interesse em apresentar sugestões para o Plano Especíco Santo Amaro Norte pode fazê-lo até o dia 9 de outubro pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Apesar da polêmica em torno do projeto – que dene diretrizes e parâmetros para o terreno da Vila Naval e Zeis Santo Amaro, na área central do Recife –, apenas uma sugestão foi recebida pelo meio eletrônico. A maioria das contribuições está sendo feita oralmente, nas discussões sobre o tema.

A princípio, a data prevista para receber sugestões seria 8 de setembro. “Mas houve solicitação de vários segmentos e uma recomendação do Ministério Público para prorrogarmos o prazo, a fim de se ampliar e amadurecer as discussões sobre o assunto e haver mais tempo para se formular as contribuições”, explica o presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), João Domingos.

O gestor afirma que as sugestões feitas durante os encontros já realizados ainda estão sendo consolidadas e analisadas, por isso ainda não há um posicionamento sobre questões que possam ser incorporadas.

Além de uma audiência pública e um encontro na comunidade de Santa Terezinha, na Zeis Santo Amaro, o plano foi apresentado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e uma nova reunião está sendo agendada na Zeis.

Entre as sugestões, uma que foi citada algumas vezes é a diversicação do uso do terreno da Vila Naval de forma a contemplar também moradias populares. A instalação de equipamentos que possam ser usados pelas comunidades da Zeis, como espaços de lazer, escolas, creches, posto de saúde, é outra ideia.

O PLANO O plano sugere a divisão do terreno da Vila Naval em seis quadras, sendo uma para construção das novas moradias dos militares. As outras seriam permutadas pela Marinha com empresas de construção, que poderiam erguer prédios de até 21 andares, de uso misto (residências, comércio e serviços), com alturas diversicadas e térreo com 80% da fachada em formato de galeria, sem grades ou muros. O plano pode ser consultado no www.conselhodacidade.recife.pe.gov.br.

Link da Matéria