Morre o médico e professor Jayme Asfora

PDF Imprimir E-mail

10/10/17

O médico e professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Jayme Jemil Asfora, pai do vereador do Recife Jayme Asfora (PMDB), faleceu na noite desta segunda-feira (9), aos 86 anos, de causas naturais. Além de Jayme Filho, deixou ainda os filhos Rafaella e Leonardo. O velório ocorre na Casa Baptista, a partir das 9h, e o enterro, às 15h, no Cemitério de Santo Amaro, na área central da Capital.

A notícia do falecimento de Jayme Jemil Asfora foi dada pelos filhos Jayme Filho e Leonardo Asfora por meio do Facebook. "Papai desencarnou ontem, precisamente às 21h25, cercado de toda sua família, numa passagem leve e digna. Muito triste. Mas, bela. As lágrima e um agradecimento muito profundo a Deus são as legendas de um filme que roda sem parar na minha cabeça!", escreveu o vereador. "Um orgulho enorme de carregar seu nome, impregnado em mim. Te amo, pai".

Jayme Jemil Asfora se formou no Recife pela UFPE em 1960, fez especialização em hematologia em São Paulo, durante dois anos, como bolsista da Capes. Voltou ao Recife em 1963 e assumiu a Coordenação do Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da UFPE. Fez livre-docência e doutorado. Tornou-se do Instituto de Antibióticos do HC a convite do professor Oswaldo Lima, tendo realizado experimentações com drogas antileucêmicas.

Publicou um alentado número de trabalhos científicos, com dois deles constando nos Anais do Congresso Internacional de Hematologia em 1978, em Paris. O médico foi ainda um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Hematologia. Ministrou cursos de atualização para médicos e doutorandos em várias capitais do Nordeste. Foi professor Adjunto de Medicina Clínica da UFPE e professor Adjunto do Departamento de Antibióticos. Foi também membro da Comissão Estadual de Revisão do Código de Ética Médica entre 2007 e 2009.

Agraciado com a Medalha por serviços prestados à UFPE, foi professor homenageado por concluintes do curso médico em 1965, 1973 e 1974.

Link da Matéria