UFPE lamenta confusão em exibição de filme no campus Recife

PDF Imprimir E-mail

29/10/2017

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lamentou o episódio de violência registro nessa sexta-feira no campus Recife, durante exibição do filme O Jardim das Aflições, que mostra vida, obra e pensamento do filósofo Olavo de Carvalho. A atividade, que fazia parte de uma disciplina de sociologia, levou o escritor Ronaldo Castro de Lima Júnior e Josias Teófilo, diretor do filme, ao Auditório Barbosa Lima Sobrinho, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Algumas pessoas que foram ver o documentário, no entanto, estariam munidas de soqueiras e trajando blusas com a imagem do deputado federal Jair Bolsonaro. Outros estudantes se revoltaram e, com camisas vermelhas do Partido da Causa Operária (PCO), tentaram impedir a passagem de quem queria ver o filme.

As imagens de um vídeo que circula nas redes sociais mostram que a confusão começou ao fim da exibição. Quando os espectadores deixaram o auditório, estudantes bloquearam a passagem e gritavam palavras de ordem. Um univeristário que usava uma camiseta com a imagem de Bolsonaro foi empurrado, e a confusão começou. Dois grupos trocaram socos, chutes, empurrões e agressões verbais. "A situação já foi controlada. Não houve feridos e nem depredação da instituição. Rapidamente, fomos acionados e estamos monitorando. Foi acirramento por questões políticas sem ocorrências mais graves", esclareceu o Superintendente de Segurança da UFPE, Armando Nascimento.

O tumulto no campus foi registrado por volta das 16h20. "Na hora em que chegamos, não detectamos ninguém com soqueira. Eles disseram que usaram para se proteger, mas nenhuma arma desse tipo foi encontrada. Devem ter corrido ou escondido", complementou. Cerca de 70 estudantes tentaram impedir a exibição do documentário. No auditório, havia, aproximadamente, 200 alunos.

Na noite desse sábado, a UFPE se posicionou oficialmente sobre o ocorrido. Confira a nota enviada pela instituição:

A Universidade é o lugar da diversidade, da pluralidade de ideias e do respeito às diferenças, onde a existência de ideologias políticas opostas não pode ser catalisadora de agressões verbais ou físicas. As cenas de violência entre estudantes ocorridas ontem (27) na UFPE são lamentáveis e devem ser repudiadas por todos. O debate é bem-vindo, sempre, mas a intolerância deve ser firmemente rechaçada. A Universidade defende os valores democráticos, os direitos individuais e a busca permanente por justiça social.

Neste momento, é importante esclarecer que não procede a informação de que um servidor da Administração Central envolveu-se nesse episódio. Não existe na UFPE técnico ou docente com o nome indicado em posts, comentários e mensagens enviadas para a Universidade por meio das redes sociais, conforme apuração já realizada. Por fim, conclamamos a comunidade universitária para uma reflexão sobre o cenário atual, tendo como referência princípios de equilíbrio, ética e respeito.

Link da Matéria