Primeira vereadora do Recife será homenageada com documentário e ópera

PDF Imprimir E-mail

06/11/2017

A primeira vereadora do Recife, Júlia Santiago, será homenageada com uma ópera inédita e um documentário sobre a sua trajetória. A programação, que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, celebra o seu centenário e os 70 anos de sua eleição. O evento é promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, que aproveita a ocasião para discutir a participação das mulheres nos espaços de poder. A homenagem também terá um momento na Câmara do Recife, com uma sessão solene, aberta ao público no dia 8 de novembro, às 18h.

O documentário Júlia, uma operária da luta, é dirigido por Guido Bianchi e será exibido nos dias 9 e 10, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, que fica na área central do Recife. Ele narra a trajetória da vereadora no contexto sociopolítico em que ocorreu, mostrando como articulou greves nas fábricas têxteis, seu envolvimento com o Partido Comunista e a luta pela aposentadoria com idades diferentes para homens e mulheres.

Em seguida, será apresentada a ópera "Júlia, a tecelã", com regência e direção do maestro Wendell Kettle. A encenação fica por conta da Academia de Ópera e Repertório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Sinfonieta UFPE.

A obra é dividida em seis cenas e apresentará episódios representativos da vida da personagem: sua vinda para a capital pernambucana, o trabalho nas fábricas de tecelagem, a liderança e o engajamento no mundo político.

"Apesar dos 70 anos passados desde a eleição de Júlia, temos apenas seis vereadoras no Recife, hoje. Somente 16 mulheres ocuparam cadeiras na Casa José Mariano em toda a sua existência. Na esfera federal, os números também são baixos. No Judiciário, a discrepância repete-se. Precisamos falar sobre isso e a forma que encontramos foi homenagear uma operária que batalhou sua vida inteira pelo direito das mulheres", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.

A programação é gratuita. Os ingressos estarão disponíveis duas horas antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro de Santa Isabel. No dia 10, parte das cadeiras será reservada para os alunos da rede pública estadual de ensino.

Link da Matéria