No último dia do Enem, feras devem priorizar matemática

PDF Imprimir E-mail

11/11/2017

Neste domingo haverá muitos cálculos para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a mudança na combinação das provas, novidade este ano, as disciplinas de exatas foram reunidas em um só dia. Os candidatos terão 4h30 para responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza, com assuntos de química, física e biologia. Investir no teste de matemática é uma dica importante – a disciplina corresponde, sozinha, a 20% da média final da avaliação. Merece, portanto, atenção redobrada dos vestibulandos.

“O índice de acerto na prova do Enem é muito baixo, dá uma média de 13 questões. Por isso, o estudante que conseguir acertar mais quesitos que a maioria vai se destacar. Uma boa nota em matemática pode fazer diferença em cursos concorridos como medicina, por exemplo”, observa o professor Kenji Chung, do Colégio Santa Maria, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Para quem deseja ser médico, a disciplina tem peso 2,5 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no câmpus Recife.

Na dúvida sobre qual prova começar primeiro, Kenji aconselha ao estudante iniciar pela que for mais relevante para ele, conforme o peso adotado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), baseado no curso e instituição que pretende concorrer. Outra sugestão é adotar a estratégia que o fera seguiu o ano todo. Se nos simulados começou por ciências da natureza, faz o mesmo amanhã. Se optava por matemática, repete neste domingo.

Empacou num quesito? Não consegue achar a resposta?“Pule. Passe adiante pois o tempo no Enem é valioso. É importante ficar atento também na interpretação do enunciado. Ler com bastante atenção o que a questão pede”, ressalta o professor do Colégio Santa Maria. A mesma recomendação vale para a prova de ciências da natureza.

Candidato de engenharia de produção na UFPE – matemática tem peso 3 e ciências da natureza peso 2, Bernardo Hartmann, 17 anos, vai focar em matemática. “Por dois motivos: é a matéria que tenho mais habilidade e por ser a mais cobrada na graduação que quero fazer”, explica o estudante. Ano passado, quando fez o Enem por experiência, quando estava no 2º ano do ensino médio, Bernardo acertou 35 questões em matemática, alcançando média 800.

REGRAS

Os candidatos devem seguir as mesmas regras da semana passada. Os horários são os mesmos, com a diferença que o tempo do exame neste domingo é menor pois não tem a redação. Os portões abrirão às 11h, em Pernambuco, que não adota horário de verão, e fecharão ao meio-dia. Tem que apresentar, de novo, documento oficial com foto. Caneta só esferográfica preta e fabricada em material transparente. Quem faltou o exame domingo passado e quiser avaliar o seu desempenho pode comparecer amanhã. Só que terá nota zero nas provas de redação, linguagens e ciências humanas.

LEMBRE-SE

Qual o horário das provas de amanhã?
11h – Acesso liberado aos prédios
12h – Fechamento dos portões
12h30 – Início das provas
14h30 – Saída liberada a partir dessa hora
16h30 – Saída liberada com o caderno de questões
17h – Término do exame

Quais os documentos válidos?
Passaporte, cédula de identidade (RG), certificado de reservista, carteira de habilitação, carteira de trabalho, identidade funcional

Se eu perder o documento ou for roubado no trajeto para as provas, o que fazer?
Procure o coordenador do prédio em que fará o exame e comunique o ocorrido. Você não será impedido de realizar os testes, mas passará por um processo de identificação mais rigoroso. Caso o fato tenha sido antes, é preciso apresentar um Boletim de Ocorrência com data de
até 90 dias do primeiro dia do Enem

Faltei as provas do domingo passado. Posso fazer amanhã?
Sim. Não há nenhum impedimento, segundo o edital do exame. Mas lembre-se de que você terá nota zero nas provas de redação, linguagens e ciências humanas

Link da Matéria