Enem acaba neste domingo com provas de matemática e ciências da natureza

PDF Imprimir E-mail

12/11/2017

Para alívio de muitos estudantes, acaba neste domingo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação imprescindível a quem deseja ingressar em pelo menos uma das 130 universidades públicas brasileiras, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os testes deste domingo serão de matemática e ciências da natureza, com 45 questões em cada. A expectativa é de que os 4,69 milhões de participantes que estiveram domingo passado voltem para concluir o exame.

As recomendações são as mesmas da semana passada. Chegar às 11h, com uma hora de antecedência, quando os prédios serão abertos, é uma das mais importantes. Os portões fecham pontualmente ao meio-dia, com início das provas às 12h30. Como não tem redação, o exame dura quatro horas e meia, uma hora a menos que no último domingo. A saída é permitida a partir das 14h30. Novamente, é preciso levar documento oficial com foto.

Os 316 candidatos lotados na Escola Estadual Mascarenhas de Moraes, em Ouro Preto, Olinda, no Grande Recife, que foram prejudicados por falta de energia no prédio, domingo passado, deverão fazer as provas de hoje normalmente. Eles terão a chance de refazer a redação e os testes de linguagens e ciências humanas no dia 12 de dezembro, mesma data em que haverá o Enem para os presos e jovens em conflito com a lei.

Permanece a recomendação de todos os inscritos transcreverem no gabarito a frase que aparece na capa do caderno de questões. Mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, anunciou que vai corrigir os testes de quem esquecer de fazer isso.

“Pretendo concorrer, no Sisu, para o curso de direito, com preferência pela UFPE. Por isso, 80% da minha média do Enem será com provas do domingo passado. Mas vou me empenhar nos testes de hoje. Ainda tem o seriado da UFPE, no próximo domingo. Só que depois das provas de hoje já vou parar de estudar”, conta Marcelo Souza Leão, 17 anos, aluno do Colégio Santa Maria.

RESULTADO

Segundo o Inep, as notas dos candidatos serão divulgadas no dia 19 de janeiro. Somente com os resultados individuais os vestibulandos poderão se inscrever no Sisu. A previsão, portanto, baseada nesta data informada pelo órgão, é de que as inscrições no Sisu aconteçam na penúltima semana de janeiro. Na edição do início deste ano, o sistema ofereceu 238 mil vagas em cursos superiores de 131 universidades e institutos. Só em Pernambuco foram quase 14 mil vagas.

As quatro universidades públicas do Estado – as federais UFPE, UFRPE e Univasf – e a estadual UPE selecionam seus alunos por meio do Sisu. Os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão Pernambucano, também. Com a nota do Enem os feras podem ainda concorrer a bolsas de estudos parciais e integrais no Programa Universidade para Todos (Prouni) e pedir o Financiamento Estudantil (Fies), ambos em faculdades privadas.

“Espero tirar uma boa nota. Minha preocupação é com a prova de matemática. Semana passada estava muito nervosa, pois nunca tinha feito o Enem. Ainda bem que deu tudo certo. Quero concorrer pelo Sisu e talvez também no Prouni”, afirma Lúcia Santos, 17 anos, aluna da Escola de Referência em Ensino Médio Mariano Teixeira.

Link da Matéria