Nefrologistas debatem sobre o transplante duplo

PDF Imprimir E-mail

17/11/2017

Pelo segundo ano consecutivo, acontece no Recife o Mayo Clinic Nefrofórum 2. O encontro direcionado aos profissionais médicos de nefrologia acontecerá no Salão de Convenções do Real Hospital Português de Beneficência, entre hoje e amanhã, para discutir diversos temas relacionados à prática da especialidade, dentre eles o transplante duplo de fígado e rim e de rim e pâncreas. Organizado pelo RHP, o Instituto de Ensino e Pesquisas Alberto Ferreira da Costa e pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As inscrições para o evento custam R$ 132 para graduação e R$ 485 para médicos. O cadastramento será feito de forma presencial no primeiro dia do evento.

Sob o selo da Mayo Clinic, a principal instituição norte-americana de ensino, pesquisa e assistência na área de nefrologia, o evento reunirá cerca de 200 pessoas na capital Pernambucana. “Há um contato entre os profissonais de lá e daqui, que permitiu o desenho conjunto do fórum, que já no ano passado trouxe uma solidez ao evento. Teremos discussões nas subáreas de patologia renal, nefrologia e transplante renal”, explicou o coordenador da Unidade de Nefrologia do Real Hospital Português e professor adjunto do Departamento de Medicina Clínica da UFPE, Frederico Castelo Branco Cavalcanti.

A programação do Nefrofórum 2 terá a presença de nove médicos estrangeiros que discutirão assuntos como distúrbios hidroeletrolíticos; glomerulopatias; o metabolismo e a doença renal crônica; e também o transplante renal. Outro assunto de destaque será a importância da Cistatina C, considerada um marcador de insuficiência renal ainda mais preciso que a dosagem de creatinina. Como todos os palestrantes são americanos, vinculados a Mayo Clinic e/ou instituições parceiras, as palestras terão tradução simultânea. “Os especialistas da Mayo Clinic fazem parte de um dos grupos mais fortes também em transplante duplo, uma área que cresce bastante e que tem uma demanda grande no Brasil”, acrescentou Cavalcanti. O evento será dividido em sessões, com palestras e discussões moderadas por dois nefrologistas atuantes em Pernambuco.

A abertura do evento está programada para as 8h30 de hoje, com a outorga da medalha professor William Stanford, seguida da primeira sessão, marcada para as 9h. Serão agraciados com a condecoração que leva o nome do realizador do primeiro transplante renal do Norte-Nordeste, a médica Ivailda Fonseca e o provedor do RHP, Alberto Ferreira da Costa.

Hoje o Nefrofórum o ocorre até as 17h45. Já amanhã, estão programadas três sessões, que ocorrem até as 15h15. As inscrições online estão encerradas, mas ainda podem ser

 

Link da Matéria