Lavareda entrevista Silvio Meira no programa 20 Minutos, da TV Jornal

PDF Imprimir E-mail

24/11/2017

Se a tecnologia mudou a forma como as pessoas se comunicam e relacionam em sociedade, a política não ficou à margem desse processo. Para falar da relação entre tecnologia e poder, o cientista político Antônio Lavareda recebe neste sábado (25) no programa 20 Minutos, da TV Jornal, Sílvio Meira. A entrevista será exibida às 19h20. No domingo, a conversa é transmitida às 11h40 pela Rádio Jornal e, na segunda-feira, às 8h30 na TV JC.

Na primeira parte do programa Meira fala da relação entre as forças da tecnologia e do poder de uma forma mais abrangente. Provocado por Lavareda, o presidente do conselho do Porto Digital responde como a tecnologia pode estar a serviço da democracia e menciona como plataformas digitais deveriam intermediar a relação entre o cidadão e os partidos políticos. "Nós, humanos, é que damos moral e propósito à tecnologia. Damos a ela a função que bem entendemos", destaca Silvio Meira.

Na sequência, a conversa é direcionada a exemplos mais concretos observados nas eleições americana e francesa e as perspectivas para a influência das redes sociais nas próximas eleições presidenciais do Brasil, no próximo ano. "As redes sociais ajudaram a segmentar a opinião e a separá-las em campos que não interagem. Eles entram em conflito, mas, em geral, não produzem coisas novas", pondera Meira. A convesa ainda abre espaço para falar sobre a atuação das mulheres dentro da área da tecnologia da informação.

PERFIL

Silvio Meira tem 62 anos e nasceu em Taperoá, na Paraíba. É engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA, Doutor em Computação pela Universidade de Kent, Inglaterra. Cientista e empreendedor, professor da UFPE e da FGV, seus focos são engenharia de software e inovação. Viaja pelo mundo, passou por Harvard, mas foi em Pernambuco, que ajudou a criar o Porto Digital. É fundador e consultor do Centro de Estudos Avançados do Recife, César. Comanda a Ikewai, uma rede de empreendedores.

Link da Matéria