Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação do Pnaic

PDF Imprimir E-mail

05/12/2017

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza nesta quarta-feira (6) a culminância da formação continuada de cerca de mil professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal integrantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento acontece no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, das 9h às 17h.

“O objetivo do Pnaic é que todas as crianças sejam alfabetizadas e letradas até os oito anos de idade em uma política didático pedagógica que trabalhe realmente esse processo de uma forma lúdica e dinâmica focando na Linguagem e na Matemática”, disse Gioconda Azevedo, coordenadora do Pnaic na Sedec.

Durante o turno da manhã, os participantes terão uma palestra com a professora Maria de Fátima Aquino, professora doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para comentar sobre o eixo de português e linguagem no Pnaic 2017.

No turno da tarde, a palestra será com a professora mestre de Matemática pela UFPB, doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), docente do curso de Licenciatura em Matemática pela UFPB (campus Rio Tinto), Alissá Grymuza para comentar sobre o eixo de matemática no Pnaic 2017.

Haverá também a apresentação de professores da rede expondo suas vivências durante a formação.

Formação – Durante três meses, com uma carga horária de 40h, os profissionais viram novas práticas e metodologias a cerca do tema na perspectiva do letramento e adquiriram experiência na área de linguagem, como também de matemática, para que possam trabalhar de forma lúdica e dinâmica com os alunos.

Participaram do processo de formação continuada professores e coordenadores pedagógicos das turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil, professores do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I e tutores do Mais Educação.

A formação é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com o Governo Federal, pactuado com algumas instituições de ensino superior, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Link da Matéria