Inscrições no Sisu vão de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, com 239 mil vagas

PDF Imprimir E-mail

09/12/2017

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), serão realizadas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e que não tirarem zero na redação poderão concorrer a 239.601 vagas de graduações em 130 instituições de ensino superior. Nacionalmente, comparado com o Sisu de janeiro deste ano (2017.1), houve acréscimo de apenas 1.214 vagas (foram 238.387 vagas, contra 239.601 agora). De Pernambuco, participam as quatro universidades públicas: UFPE, UFRPE, Univasf e UPE. Também os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão Pernambucano, disponibilizam vagas no Sisu. A UFPE terá 6.952 vagas e a UPE, 1.730 vagas

Os feras terão quatro dias para se inscrever, exclusivamente na página do sistema, e poderão modificar as opções de cursos e universidades quantas vezes quiserem. A novidade é que o resultado sairá no dia seguinte ao encerramento das inscrições. Segundo cronograma publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (dia 8), a lista dos aprovados no Sisu será liberada dia 2 de fevereiro. Na edição de janeiro deste ano (2017.1), os candidatos tiveram que esperar dois dias (sábado e domingo) para saber se tinham sido ou não aprovados. Em 2018, a inscrição acaba em um dia e o resultado sairá no outro. As notas individuais do Enem serão divulgadas no dia 19 de janeiro.

ADESÃO
O Sisu substitui o vestibular de 61 das 63 universidades federais existentes no Brasil. Segundo o MEC, das 130 instituições de ensino superior que vão ofertar vagas em janeiro, 30 são estaduais (como a UPE, por exemplo). Das cem ligadas à rede federal de ensino, há dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 36 institutos federais e 61 universidades.

PROGRAME-SE
Sisu 2018.1