Missa de Corpus Christi reúne fiéis em Olinda

PDF Imprimir E-mail

31/05/2018

Nesta quinta (31), é celebrado o dia de Corpus Christi, e em comemoração, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidiu uma missa na Catedral da Sé, em Olinda. Após a celebração, uma procissão seguirá até o Mosteiro de São Bento, que passará em cima dos tapetes criados especialmente para a ocasião.

"O Corpus Christi é uma celebração que prolonga a Quinta-feira Santa, porem nós temos uma reflexão mais pastoral, que é o corpo de cristo que é dado por amor para nós como alimento. Então, nós precisamos adorar e viver cada vez mais a eucaristia e ser solícito com quem vive em situação difícil", afirmou o
religioso.

Na procissão, os fiéis irão conduzir uma custódia importante para os recifenses. "Essa custódia foi do 3º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu no Recife em 1939", explicou Dom Fernando.

Trajeto
A procissão eucarística sairá da Catedral da Sé (rua Bispo Coutinho) e seguirá pela rua Saldanha Marinho (lateral da igreja da Misericórdia), rua do Amparo, Quatro Cantos, rua Bernardo Vieira de Melo, rua de São Bento e pátio do Mosteiro de São Bento. No pátio de São Bento será concedida a solene bênção do Santíssimo Sacramento aos fiéis.

Abre e Fecha
O feriado de Corpus Christi é considerado como ponto facultativo em alguns municípios. No Recife, comércio, indústrias e empresas do setor privado mantêm o funcionamento. Já para as repartições públicas, além de escolas e secretarias, o feriado é ponto facultativo. Bancos e Universidades estarão fechados, e só retomarão as atividades na sexta-feira (1º). Apesar da data
católica não ser feriado no Recife, algumas instituições terão as atividades suspensas.

Servidores de Pernambuco
O Diário Oficial do Estado informou a transferência do feriado desta quinta-feira para a sexta-feira (1º). O Ministério Público funciona em horário normal, das 12h às 18h e o Tribunal de Justiça também, tendo expediente das 13h às 17h. Na sexta-feira os órgão não funcionarão.

Bancos
As agências bancárias suspendem as atividades nesta quinta. Na sexta-feira (1º), após o feriado nacional, os bancos voltam às atividades normalmente.

Comércio e Shoppings
De acordo com a Câmara de Dirigentes Logistas, o comércio funciona normalmente nestas quinta e sexta, por conta da data não ser feriado municipal. Os shoppings também mantêm o funcionamento.

Escolas
De acordo com o Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco, o combinado é de que não haja aula nas instituições privadas. Já nas escolas públicas do Recife, as aulas estão mantidas.

Universidades
Até o momento as aulas foram canceladas nas seguintes universidades:
UFPE;
UPE;
UFRPE;
Unicap;
Uninassau;
Unibra.

O motivo da suspensão das atividades não se restringe apenas ao feriado, mas também por conta da crise dos combustíveis, que impossibilita o transporte dos alunos às unidades de ensino.

Link da Matéria