Servidores da Ebserh fazem greve parcial no Hospital das Clínicas da UFPE

PDF Imprimir E-mail

05/06/18

rabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lotados no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão em greve por tempo indeterminado. De acordo com a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Pernambuco (Sindsep-PE) - também funcionária da Ebserh -, Gislaine Fernandes, a principal reivindicação da categoria se refere ao dissídio coletivo de 2017 que não foi repassado.

“Não temos observado o respeito ao trabalhador. Fizemos um acordo coletivo e estamos há dois anos sem receber reajuste. Além disso, trabalhamos em condições precárias. Faltam insumos e não conseguimos dar assistência de qualidade à população”, destacou Gislaine.

Com a greve, que é nacional, apenas consultas eletivas - que não põem a vida do paciente em risco - são suspensas ou adiadas. Na ala de obstetrícia de alto risco, 70% do atendimento está mantido.

Empregados da Ebserh realizam panfletagem hoje nas portarias do HC para informar à população a pauta de reinvindicações. “Não queremos prejudicar nenhum serviço. Queremos condições melhores de trabalho. Faltam leitos e temos que lidar com superlotações”, ressaltou a diretora do Sindsep-PE.

Por nota, a direção do HC afirmou que os serviços de assistência nos laboratórios, ambulatórios, internamentos e cirurgias “estão transcorrendo no padrão observado nos dias anteriores”.

“A Ebserh mantém aberto o diálogo com os empregados para finalizar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018-2019 ao apresentar propostas com avanços nas cláusulas sociais e aumento salarial”, reforçou a nota. “A Ebserh reforça que se mantém, junto aos seus empregados, na direção de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais e oferecer melhores condições de trabalho nas unidades. A previsão é finalizar 2018 com cinco mil contratações via concurso público”, finalizou. Vinte hospitais universitários, em 14 estados, aderiram à greve.

Link da Matéria