Recife agenda dose de reforço de vacina contra a Covid-19 para pessoas com baixa imunidade

PDF Imprimir E-mail

17.09.2021

A prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta (17), que vai começar a aplicar, no sábado (18), a dose de reforço de vacina contra a Covid-19 em pessoas com baixa imunidade. Segundo o município, serão contemplados os imunossuprimidos que tomaram duas doses ou dose única há, no mínimo, 28 dias.

O agendamento da imunização para esse público, informou a prefeitura, está disponível no Conecta Recife, a partir das 20h desta sexta. Ao todo, 1.771 pessoas imunossuprimidas estão aptas para receber a dose de reforço.

Quem for tomar essa nova dose deve levar, no dia escolhido, o documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento.

O município disse que vai aceitar o cartão de vacinação e o certificado digital de vacinação, disponível no Conecta Recife.

Por meio de nota, a prefeitura disse que as pessoas com alto grau de imunossupressão deverão tomar a dose adicional a partir de 28 dias, após a última dose do esquema básico.

Vejas quem pode tomar a dose de reforço

- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids, com CD4 <200 céls/mm3;
- Uso de corticoides em doses ≥ 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
- Pacientes com hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Segundo a orientação do Ministério da Saúde, o Recife informou que a dose de reforço será aplicada, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses.

A combinação das vacinas é recomendada pelo ministério, após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida por essa prática.

Outros públicos

No dia 26 de agosto, o estado anunciou que começaria a aplicar a dose de reforço a partir de 15 de setembro.

Na sexta (10), a prefeitura anunciou o agendamento da dose de reforço para pessoas a partir de 70 anos que tomaram as duas doses de vacinas contra a Covid-19 há ao menos seis meses (veja vídeo acima).

Na quinta (9), o Recife anunciou a aplicação da dose de reforço em idosos que moram em abrigos. De acordo com a prefeitura, cerca de 800 pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) estão nesse grupo.

Veja onde se vacinar

No Recife, há 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que ficam nos seguintes locais:

- Sest Senat, no Porto da Madeira;
- Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife;
- Unicap, na Boa Vista;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
- Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
- Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
- UPA-E do Ibura;
- Uninassau, nas Graças.

Também estão disponíveis 14 pontos de drive-thru, em que as pessoas não precisam sair do carro para tomar vacina. Eles ficam no seguintes locais:

- Sest Senat, no Porto da Madeira;
- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
- Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
- Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
- Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;