Apesar da erupção de vulcão, risco de tsunami atingir Nordeste do Brasil é mínimo

PDF Imprimir E-mail

19.09.2021

Uma erupção do vulcão em La Palma, nas Ilhas Canárias, neste domingo (19) , reacendeu o temor de que um tsunami conseguir atingir o Nordeste brasileiro. Nas redes sociais, diversas pessoas demonstraram a preocupação e falaram até em viajar para municípios distantes da costa brasileira. No entanto, para Marcelo Rocha, mestre em ciências ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o risco do fenômeno do Brasil é mínimo.

"Pelas imagens que vi, o que ocorreu foi uma erupção efusiva, só derramamento de lava e fumaça. Para um tsunami atingir a costa brasileira, necessitaria de uma erupção explosiva, quando todo o material seria despejado de uma só vez", explica o especialista .

De acordo com a Rocha, ao contrário do que pode parecer, como chances de um tsunami atingir o Brasil conhecido mais remotas. "Teria que ser um evento catastrófico, sem precedentes, para atravessar todo o oceano e chegar ao Brasil", afirmou. Com isso, não há motivos para pânico, enfatiza o profissional.

No entanto, o especialista reforçou a importância de monitorar a evolução da situação. "É importante acompanhar a evolução da erupção e analisar se se mantém estável", pondere o especialista.

Vulcão entrou em erupção neste domingo

O complexo vulcânico de Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19). A atividade do vulcão gerou preocupação nos brasileiros, já que um estudo apontou que, em caso erupção explosiva, ele poderia gerar um tsunami na Região Nordeste do País. O alerta de risco vulcânico foi acionado nesse sábado pelas autoridades espanholas.

Link da matéria