Moradores do Recife especulam sobre possível tsunami e pesquisadora tranquiliza: 'possibilidade irreal de acontecer'

PDF Imprimir E-mail

20.09.2021

A erupção de um vulcão em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias, no domingo (19), gerou brincadeiras nas redes sociais entre os moradores do Recife sobre a possibilidade de a cidade ser atingida por um tsunami. A professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutora em vulcânica Carla Barreto afirma que a chance é muito remota (veja vídeo acima).

"As brincadeiras começaram e as pessoas estão alarmadas com isso por causa de desconhecimento. [...] É uma possibilidade irreal de acontecer por causa da característica do vulcão. Para que a gente tivesse um tsunami, teria que ter um colapso. E não é o que a gente está vendo", afirmou a especialista.

Na quinta-feira (16), foi emitido um alerta amarelo de risco de erupção do vulcão, o que provocou o temor da formação de tsunamis na costa brasileira. A Rede Sismográfica Brasileira disse que, mesmo após o início da ação eruptiva em La Palma, "o risco para o Brasil segue muito baixo" e que não houve nenhum alerta de tsunami.

"Mesmo se houvesse um colapso nesse vulcão, a onda que se propagaria no Oceano Atlântico perderia energia. Tem o vulcão e uma coluna de erupção, aquela cinza que sobe. Essa cinza teria que ser muito alta para gerar um colapso e propagar a onda. Não está acontecendo isso. Se a gente começa a ver as imagens, é sempre um derrame de lava bem tranquilo", declarou Carla.

A especialista explicou que a possibilidade de um tsunami atingir a costa brasileira veio de um estudo de 2001. "Esse estudo é muito antigo, várias coisas foram sendo estudadas. Se você for ver, a distância entre o vulcão que entrou em erupção e a costa brasileira é de 4 mil quilômetros. Só para acalmar a população, não existe possibilidade [de tsunami]", disse.

A professora da UFPE apontou, ainda, que a área das Ilhas Canárias é monitorada há anos e que os transtornos são registrados para a população local, com retirada de parte dos moradores, e não para o lado "brasileiro" da costa.

Um dos que ficou preocupado após ver as redes sociais foi o zelador Alex da Silva. Morador do Alto 13 de Maio, na Zona Norte do Recife, ele contou que deixou de ir para a praia no final de semana, pois ficou preocupado.

"Seja o que Deus quiser. Eu não fui para a praia, melhor ficar aqui no alto. Mais longe do tsunami", contou o zelador.

A comerciante Ana Alves levou as histórias que ouviu sobre o tsunami na brincadeira. "Estão dizendo que o vulcão vai derreter tudo no Alto 13 de Maio, junto com o tsunami. Não acreditei nisso não. Sei que está descartada essa hipótese, mas todo dia é uma novidade", afirmou.

No Twitter, moradores de Boa Viagem brincaram sobre ter que se mudar para o interior do estado. Houve quem se preocupasse de verdade e também quem levasse como piada a possibilidade de tsunami.

Link da matéria