Tsunami no Brasil causado por vulcão? "Eu descartaria. A possibilidade é altamente improvável", esclarece físico da UFPE

PDF Imprimir E-mail

20.09.2021


Professor da Universidade Federal de Pernambuco, o físico Alexandre Medeiros, buscou tranquilizar a população na manhã desta segunda-feira (20). De acordo com o especialista, é "altamente improvável" que a erupção no vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, cause um tsunami que atinja o Brasil.

Em entrevista à Rádio Jornal, o professor esclareceu que o tsunami só aconteceria se uma parede do vulcão cedesse e caísse de uma vez só no mar. "Não está sendo uma erupção 'fantástica' [enorme]. O que poderia causar um tsunami é se uma parede desse vulcão desabasse no mar", explicou. Nesse caso, uma grande onda poderia se formar. Desde o domingo, outros especialistas têm se revezado para, juntos, combaterem a onda de fake news e até pânico que toma conta das redes sociais.

Em verdade, a erupção do Cumbre Vieja é consierada por vários pesquisadores como "fraca" e de "pequeno porte", incapaz de provocar o tsunami, que só poderia acontecer se a erupção fosse do tipo "explosiva", causando um grande colapso no próprio vulcão.

"É preciso não gerar pânico. O vulcão pode provocar tsunami? É possível que sim, mas é provável que não. É preciso ter calma e não esperar que isso venha a acontecer", concluiu.

Link da matéria