Instituto Ricardo Brennand sediará Conferência Internacional de Colecionismo

PDF Imprimir E-mail

20.09.2021

Apontado no site TripAdvisor como o melhor museu da América do Sul, o Instituto Ricardo Brennand (InstitutoRB) abrirá as portas para a Conferência Anual do Comitê Internacional de Colecionismo-2021 (COMCOL), realizada pelo Conselho Internacional de Museus-ICOM/Brasil, desta terça-feira (21) a sábado (25). A agenda semanal será preenchida com debates ricos sobre a temática, trazendo referências nacionais e internacionais para as conversas.

As últimas edições aconteceram no Japão (2019) e na Rússia (2020), mostrando a dimensão do evento. “Trazer esse evento para Pernambuco significa uma grande conquista para o Brasil. É uma alegria sediá-lo no Instituto Ricardo Brennand, uma vez que traz perspectivas que conversam diretamente com a formação embrionária da nossa instituição, a partir da experiência do colecionismo de Ricardo Brennand e sua paixão pela arte”, explica a diretora da instituição, Nara Galvão.

Nada mais justo que o InstitutoRB receba o evento, já que possui acervos de coleções raras, como as obras de Frans Post, Paisagem Brasileira, a biblioteca, as tapeçarias, o museu das armas, além de acervo de artistas pernambucanos: Francisco Brennand, Tereza Costa Rêgo, José Cláudio, Ismael Caldas, Reynaldo Fonseca e Aloísio Magalhães estão na lista das coleções do espaço cultural.

“O evento irá reunir debates que envolvem as práticas sob a perspectiva do colecionismo e sua relação com diversos temas emergentes a partir da contribuição de grandes nomes de instituições internacionais, artistas, professores e pesquisadores. É, portanto, uma conquista para os que fazem o InstitutoRB. Vamos ter uma semana rica e instigante de debate sobre o tema, com palestrantes nacionais e internacionais, de forma presencial e online”, complementou, Nara, sobre a semana.

PROGRAMAÇÃO COMCOL 2021

21/09 terça-feira

9h às 12h - Boas-vindas e introdução à conferência

Danielle Kuijten (HOLANDA) Presidente do COMCOL