A 3° via tem chance?

PDF Imprimir E-mail

A 3° via tem chance?

Opiniões - Página 10

3 de outubro de 2021

jc_opinioes_3.10.2021.png

Não perca tanto tempo com intenção de voto. Fique atento a conjuntura e nos elementos que a formam. Pense sempre através de cenários. Despreze o determinismo na análise eleitoral. A eleição de 2022 continua a ser incógnita. Não adianta pressa para defini-la.

Existem quatro cenários postos neste instante. Lula pode vencer a eleição no 1° turno caso o presidente Bolsonaro tenha maior queda de popularidade - Cenário 1. As condições econômicas do país favorecem o candidato do PT. Lembro que o lulismo é fenômeno econômico e não ideológico, ao contrário do bolsonarismo. Lula ficará muito à vontade para falar sobre economia com o presidente Bolsonaro. Porém, o PT terá que ter sabedoria para lidar com a lembrança das ações da Lava Jato contra Lula. Ela continua na memória de parcela do eleitorado brasileiro.

O presidente Bolsonaro pode recuperar popularidade e disputar o 2° turno contra o ex-presidente Lula - Cenário 2. Apesar das condições econômicas do país, o bolsonarismo e o antipetismo contribuem para manter acesa a esperança da reeleição do atual presidente da República. Jair Bolsonaro dirá, também, que a Covid-19 atrapalhou o seu governo, em particular, na economia. Em um 2° turno entre Lula e Bolsonaro, não me arrisco em determinar o favorito, a não ser que a rejeição do Lula, durante a campanha, fique estável ou diminua. Assim ocorrendo, Lula vence a eleição no turno final.

A popularidade do presidente Bolsonaro despenca e o candidato do centro disputa o 2° turno da eleição contra Lula - Cenário 3. Tal possibilidade não é remota. Parte dos eleitores antipetistas são refratários ao bolsonarismo. Por consequência, pode procurar um candidato do centro para votar. Lembrem: a fraqueza eleitoral de Bolsonaro não fortalece, obrigatoriamente, o Lula. Portanto, a 3° via tem chances. Lembro que neste cenário 3, o cenário 1 pode aparecer. No caso, a queda de popularidade do presidente Bolsonaro pode favorecer o Lula.

Existe um último cenário: o presidente Bolsonaro decide não ser candidato a reeleição - Cenário 4. Esta possibilidade aparenta ser remota. Mas não é. Se partidos do centrão migrarem para candidatura Lula a partir de abril do próximo ano, em particular nas regiões Nordeste e Sudeste, e a economia, como as previsões sugerem, não se recupere, mais a alta da inflação, Jair Bolsonaro pode ser convencido a desistir da reeleição. Com isto, o candidato do centro herdará, e isto é uma hipótese, os votos do antipetismo. Conclusão: a 3° via tem chance.



Adriano Oliveira, doutor em Ciência Política, professor da UFPE.