Roraima terá um novo mestrado em Educação Inclusiva

PDF Imprimir E-mail

28/09/2021

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi credenciada para integrar o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) ofertado em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). O resultado foi divulgado na sexta-feira (24).

A UFRR foi selecionada no Edital de Credenciamento e Expansão da Rede PROFEI juntamente com outras cinco instituições: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Estadual de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O quantitativo de vagas para a seleção de mestrandos nas Instituições credenciadas ainda será definido pelo Conselho Gestor do Programa, tendo a UFRR pleiteado oito vagas. O processo seletivo deverá acontecer no mês de outubro e as aulas iniciadas ainda este ano.

Ampliar a produção de conhecimentos e a formação pós-graduada é uma das metas da administração superior da UFRR. “Fortalecer a pesquisa e a formação dos profissionais níveis local e regional é primordial para o desenvolvimento da nossa sociedade. Em um ano e seis meses de gestão abrimos dois mestrados [o primeiro foi o PPGSBIO] e dois doutorados [Arquitetura e Direito], em um esforço que estamos fazendo para fortalecer cada vez mais a produção de conhecimentos de qualidade. Estamos contentes”, comemora o reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcos Vital, a participação da UFRR no PROFEI é fruto do esforço institucional em ampliar o leque de programas de pós-graduação, contemplando as diferentes áreas do conhecimento e contribuindo para mitigar as desigualdades regionais.

“A adesão da UFRR a Rede PROFEI é justificada pelo aumento expressivo de matrículas na Educação Básica e Superior, de pessoas com deficiências as mais diversas, superdotação, população indígena, quilombola, do campo, de diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, o que requer o aprimoramento do potencial e habilidades dentro do ambiente escolar e em seus próprios cotidianos”, frisa Vital.

No âmbito da UFRR, o novo mestrado será coordenado pela professora Maria Edith Romano, pedagoga, com mestrado em Educação e doutorado em Educação Especial. Lotada no Centro de Educação (Ceduc/UFRR), Edith possui ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos temas relacionados à educação especial, formação de professores, educação, deficiência e inclusão.

A CoordCom conversou com a professora Edith sobre as contribuições que o novo mestrado trará para a formação profissional das pessoas que trabalham na área da educação especial em Roraima.

Link da matéria