Em programação para o Dia da Árvore, PCR realiza plantio simbólico e entrega Memorial Botânico

PDF Imprimir E-mail

20.09.2021

Para celebrar o Dia da Árvore, que acontece nesta terça-feira (21), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vai realizar um plantio simbólico no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Rosa Falcão de Carvalho, em Santo Amaro, no Centro da capital pernambucana. Dentro da programação, também acontecerá a entrega do Memorial Botânico, com a descrição das espécies e vegetais existentes no local, uma vez que a escola está inserida em uma Unidade de Proteção de Área Verde (IPAV).

De acordo com a prefeitura, ainda será realizado dois dias de coleta de material plástico para reciclagem, em parceria com o Shopping Plaza, em Casa Forte, na Zona Norte da cidade. A ação do plantio no CMEI Ana Rosa, em Santo Amaro, acontecerá às 10h e serão plantadas quatro mudas da espécie Urucum, nativa da Mata Atlântica. O objetivo, segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, é sensibilizar os alunos quanto à importância da preservação das árvores e, ao mesmo tempo, incentivar o plantio de novas mudas de forma consciente e adequada. O CMEI Ana Rosa fica na rua João Lira, 41-A, nas imediações da Biblioteca Pública do Estado.

Além de estimular a conscientização ambiental dos alunos da CMEI, queremos também incentivar a conservação do verde no espaço urbano. A nossa ideia é despertar em cada um o sentimento de cuidado pelo ambiente que nos cerca", diz Ribeiro. Ainda será entregue o Memorial Botânico, contendo as espécies de plantas, quantidade, nome comum e científico que estão inseridas no local, com o objetivo de incrementar a área verde e sensibilizar os alunos e os professores em relação à estadia em uma Unidade Protegida de Recife.

Já no Shopping Plaza, uma parceria com a Secretaria da Mulher irá realizar a troca de plástico trazido pelos clientes por mudas de plantas medicinais produzidas no Jardim Botânico do Recife. Nos dias 21 e 22 de setembro, o centro de Compras irá promover a ação "Plástico Muda", cujo objetivo é promover a arrecadação de materiais plásticos para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, formada por mulheres e com sede no Arruda, que transformam tais resíduos em novos produtos utilizando uma técnica de reciclagem criativa.

As doações devem ser feitas das 12h às 18h, em ponto da ação situado no Jardim do Piso L2. Segundo a prefeitura, na entrega de cinco embalagens plásticas, o doador recebe uma muda de planta medicinal doada pelo Jardim Botânico, que pode ser Erva Cidreira, Capim Santo, Erva Barbosa, Artemísia ou Chambá. Também será possível levar para casa um saco de 300g de composto orgânico desenvolvido e doado pelo projeto Berso, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Funcionários do Jardim Botânico do Recife e da Cooperativa Palha de Arroz darão informações sobre cultivo e sobre a produção das peças decorativas e utilitárias confeccionadas pela cooperativa.

"Precisamos pensar o meio ambiente como um todo. É certo que a natureza é beneficiada quando o plástico deixa de ser descartado de forma incorreta. Mas, para além disso, as cooperativas de reciclagem de resíduos, como a Palha de Arroz, formada somente por mulheres, também recebem os benefícios desse descarte correto ao reciclarem o material. Esse ciclo termina ajudando as pessoas que vivem dessa coleta, favorecendo a saída delas da situação de precariedade econômica e social", afirma a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros.

Devem ser doadas embalagens ou recipientes plásticos de todos os tipos, como garrafas de materiais de limpeza e de higiene pessoal. Esses dois últimos tipos são usados pela cooperativa. Eles devem ser entregues limpos. Depois de passar por um tratamento especial, a prefeitura informou que as embalagens são transformadas em lixeiras, copos, vasos, saboneteiras e fruteiras, entre outras peças para decoração e utilidades domésticas, que podem ser adquiridas através do perfil da cooperativa nas mídias sociais (@palhadearroz) ou no Quiosque Solidário do Plaza Shopping (Piso L4). O armazenamento do material coletado será feito em bags disponibilizadas pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana e a coleta realizada, no fim do evento, pela Emlurb.

Cobertura vegetal do Recife

Banhada por rios e canais, Recife possui uma importante e expressiva cobertura vegetal. Segundo dados do Plano de Ordenamento Territorial (2018), a cidade possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do seu território, conferindo um índice de 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12m² de área verde por habitante. Apenas entre os meses de janeiro e setembro de 2021, foram plantadas mais de 1.000 árvores na capital pernambucana.

Atualmente, a cidade conta com um total de 255 mil árvores espalhadas pelas áreas e logradouros urbanos públicos. Além delas, o Recife possui ainda uma vasta cobertura vegetal formada principalmente pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam aproximadamente 38% do território. As vantagens da arborização são múltiplas e variadas: além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, aumenta a permeabilização do solo e proporciona melhorias na qualidade de vida dos munícipes.

Os interessados em solicitar à prefeitura plantio na área da capital pode fazê-lo através do fone 156. Além do plantio, através do 156, também é possível solicitar os serviços de poda; tratamento fitossanitário e análise das raízes, entre outros. Os plantios acontecem através das equipes da sementeira mantida pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

A variedade de espécies plantadas na cidade é ampla e depende do local de plantio como praças, parques, escolas, prédios públicos ou alegretes nas calçadas, entre outros. Os plantios de 2021 incluem espécimes das mais diversas como Sibipiruna, Abacaxi de jardim, Palmeiras variadas, Ipês, craibeiras, flamboyants, pau Brasil, saboneteiras, mororó e angico liso.

Link da matéria