Fernando de Noronha inicia segunda fase da pesquisa de imunidade de moradores vacinados contra a Covid-19

PDF Imprimir E-mail

20.09.2021

O governo do estado iniciou, nesta segunda-feira (20), a segunda fase da pesquisa de imunização, que faz parte do estudo epidemiológico da Covid-19 realizado em Fernando de Noronha. O objetivo é verificar o nível dos anticorpos dos moradores que receberam a vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus.

A coleta de sangue para o exame sorológico segue até o dia 1º de outubro, no hospital de campanha localizado no bairro da Floresta Velha, das 9h às 12h e das 13h às 17h. As coletas da primeira fase dessa pesquisa ocorreram em julho.

Segundo a Administração da Ilha, mais de 90% da população adulta recebeu duas doses do imunizante. Os responsáveis pelo estudo informaram que, para participar do estudo, é preciso ter tomado as duas doses da vacina.

Quem não participou da primeira fase da pesquisa pode fazer a coleta de sangue nessa segunda etapa. A nova fase busca avaliar a imunidade humoral (anticorpos) e celular (linfócitos) de defesa do organismo contra a Covid-19 após a aplicação da segunda dose do imunizante.

Os pesquisadores pretendem acompanhar o desenvolvimento imunológico dos moradores em cada etapa da vacinação. A terceira e última fase do estudo está prevista para fevereiro de 2022, seis meses após a aplicação da segunda dose da vacina.

A maquiadora Letícia Flor foi a primeira moradora da ilha a fazer a coleta de sangue nesta segunda-feira (20). “Resolvi fazer logo para esperar o resultado sair, pois tive Covid-19 e quero saber como está minha imunidade”, disse.

A aposentada Maria Luzinete da Silva, que tem 79 anos, não foi infectada pelo novo coronavírus, mas é voluntária da pesquisa e também fez a coleta. “Com esse estudo, posso saber como está a minha proteção contra a Covid-19. Estou ansiosa para tomar a terceira dose da vacina”, afirmou.

O sangue coletado nos moradores da ilha é enviado ao Recife para ser processado na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Os resultados dos exames são entregues a cada participante da pesquisa, de maneira sigilosa.

Com o resultado do estudo, será possível avaliar o quanto a pessoa produziu de anticorpos após a segunda dose da vacina. O governo local ainda não divulgou a data da aplicação de uma possível terceira dose da vacina em Fernando de Noronha.

Pesquisa em parceria

A pesquisa de imunidade é uma parceria realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, pela Administração da Ilha, pelo Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip) e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Hemope também participam do estudo, que foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde.

Link da matéria